Mania de Entender

segunda-feira, 31 de julho de 2006

Conhecimento, dons e divisões

A igreja de Corinto era enriquecida de palavra e conhecimento (cap 1; vs 5) e não lhe faltava nenhum dom espiritual (v.7). No entanto, era uma igreja partidária, onde seus componentes se dividiam em torno de pensamentos divergentes formando, assim, partidos específicos na congregação (v. 10-17). Paulo, então, demonstra que embora antes houvessem diferenças entre os povos, no corpo de Cristo estas diferenças deixam de ser significativas tendo em vista que todos agora fazem parte de um único grupo. Não o grupo que é conhecido por sua sabedoria ou mesmo por seus costumes, mas um grupo que a despeito de todo orgulho é considerado socialmente apenas como um amontoado de loucos. No entanto, ressalta que ao contrário de qualquer aparência, esta “loucura” foi a forma escolhida por Deus para anunciar sua sabedoria aos homens. Portanto, o que discursos eloqüentes não conseguiram fazer ao longo dos tempos, a loucura da cruz executou com perfeição, porque só o poder de Deus pode conscientizar-nos de que todos pertencemos a um único grupo: os que precisam de Deus. Por isso, então, Paulo fala sobre os mistérios de Deus que só serão entendidos por aqueles que têm maturidade, e por isso também o apóstolo interpreta verdades espirituais para aqueles que possuem a mente de Cristo (cap.2).

Fico impressionado com divisões ocorrentes na igreja. Não falo aqui das diferenças doutrinárias que ocasionam na formação de diferentes denominações. Aliás, sobre isto, o que muitos consideram como uma “fraqueza” do protestantismo, eu particularmente considero uma demonstração de um Deus maravilhoso e criativo que gosta de diversidades e que opta por revelar-se não através de uma única denominação ou igreja, mas através de sua multiforme graça (vide Efésios 3.10). As divisões que me impressionam são aquelas que ocorrem principalmente dentro da igreja local. Existem igrejas divididas entre “aqueles que gostam de cânticos” e “aqueles que gostam do cantor cristão”; outras se dividem entre aqueles que estão na mesma visão de trabalho de seu pastor e aqueles que torcem contra, entre aqueles que visitam e aqueles que querem que os outros visitem em seu lugar, entre “avivados” e “tradicionais” e até entre aqueles que estão na “Visão” e aqueles que não estão (que o Senhor tenha misericórdia !!!).
Acho muito importante o destaque que Paulo nos dá a respeito da crucificação. A cruz de Cristo dividiu o mundo em dois grupos distintos: aqueles que crêem no seu sacrifício remidor e se posicionam de forma comprometida ao seu lado e aqueles que simplesmente consideram tudo isto loucura. Esta percepção é algo que deve fazer parte de nossa vida cristã constantemente, pois, se fomos salvos em Cristo, nossas diferenças não nos tornam superiores a ninguém, antes apontam para o poder de Deus que é capaz de nos unir apesar de nossas particularidades. Fazemos parte de um mesmo grupo de loucos. Daqueles loucos aos quais Deus decidiu usar. Daqueles loucos que confundem exatamente porque não são dignos de tamanha manifestação de misericóridia, graça e poder. E se você faz parte deste grupo de loucos que têm alvoroçado o mundo com a mensagem da cruz, esqueça a loucura de seus irmãos e perceba que todos fazemos parte de um único grupo: Os que precisam intensamente de Deus.

Que Deus nos abençoe e tenha misericórdia de nós!!!

quinta-feira, 13 de julho de 2006

Presente de um amigo

Recebi este lindo texto enviado pelo meu amigo Vinícius Constantino.

Vou registrá-lo aqui para juntos compartilharmos destes profundos pensamentos:

Receita pra lavar palavra suja (Viviane Mosé)

"A palavra é uma roupa que a gente veste.
Uns usam palavras curtas.
Outros usam roupas em excesso.
Existem os que jogam palavras fora.
Pior são os que as usam em desalinho.
Uns usam palavras caras.Poucos ostentam palavras raras.
Tem quem nunca troca.
Tem quem usa a dos outros.
A maioria não sabe o que veste.
Alguns sabem mas fingem que não.
E tem quem nunca usa a roupa certa para a ocasião.
Tem os que se ajeitam bem com poucas peças.
Outras se enrolam em um vocabulário de muitas.
Tem gente que estraga tudo que usa.
E você, com quais palavras você se veste?
Com quais palavras você se despe?"

quinta-feira, 6 de julho de 2006

Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos ... se eu não tiver amor...

A inteligência sem amor, te faz perverso.
A justiça sem amor, te faz implacável.
A diplomacia sem amor, te faz hipócrita.
O êxito sem amor, te faz arrogante.
A riqueza sem amor, te faz avaro.
A docilidade sem amor te faz servil.
A pobreza sem amor, te faz orgulhoso.
A beleza sem amor, te faz ridículo.
A autoridade sem amor, te faz tirano.
O trabalho sem amor, te faz escravo.
A simplicidade sem amor, te deprecia.
A oração sem amor, te faz introvertido.
A lei sem amor, te escraviza.
A política sem amor, te deixa egoísta.
A fé sem amor te deixa fanático.
A cruz sem amor se converte em tortura.
A vida sem amor... não tem sentido.........

terça-feira, 4 de julho de 2006

Crescimento Integral

Desenvolver a capacitação das pessoas é uma excelente forma de viver o evangelho e glorificar ao Senhor, pois é desejo dEle que nós creçamos em sabedoria, estatura e graça não só diante dEle mas também diante dos homens. Promover o crescimento de alguém, é cooperar com Deus. É ser veículo de repressão aos males desencadeados pelo pecado. É ser discípulo e representante daquele que morreu na cruz não só para salvar nossa alma, mas para dignificar nosso corpo e trazer realização ao Homem ainda aqui neste mundo. Viver sob o Reino de Deus também é isso: ser instrumento do Senhor para que as pessoas sejam incluídas socialmente e impactadas pelas atitudes daqueles que, sendo representantes de Deus, se importam com aqueles que sofrem.

Soli Deo Glória