Mania de Entender

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Vivendo com Equilíbrio

“Estes são os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Eles ajudarão a experimentar a sabedoria e a disciplina; a compreender as palavras que dão entendimento; a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto; ajudarão a dar prudência aos inexperientes e conhecimento e bom senso aos jovens. Se o sábio lhes der ouvidos, aumentará seu conhecimento, e quem tem discernimento obterá orientação para compreender provérbios e parábolas, ditados e enigmas dos sábios. O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina” – PV 1: 1-7

Pós-graduações, habilidades em informática e cursos de idiomas. Estes são elementos quase indispensáveis neste mundo corporativo e competitivo. Temos que fazer o curso, ver o documentário, analisar os gráficos, fechar o negócio, bater as metas, atentar à contabilidade. Perder tempo é perder dinheiro, dizem alguns, mas interessante é o fato de que ganhar dinheiro não é sinônimo de ganhar tempo. Ninguém quer errar, ninguém quer perder e todos os esforços possíveis são realizados neste sentido. Mas na tentativa de não perder, não são poucos aqueles que acabam perdendo. Perdendo as forças, perdendo a saúde, perdendo o ritmo, perdendo o sentido e também se perdendo.

Em pleno século XXI nunca foi tão necessário o estabelecimento de parâmetros que trouxessem o equilíbrio à vida. Não os parâmetros viciados da pós-modernidade, mas parâmetros centrados em sabedoria que vivifica e revigora.

E foi pensando nestes parâmetros que Salomão iniciou seus registros no milenar livro de provérbios. Uma coletânea de experiências que, em suas próprias palavras, nos “ajudarão a experimentar a sabedoria e a disciplina”.

Mas que coisa maravilhosa a sabedoria! É algo que nos dá equilíbrio, pois nos leva a descobrir o verdadeiro valor das coisas e também das pessoas. Com sabedoria, deixamos de amar as coisas e passamos somente a usá-las. Com a mesma sabedoria, aprendemos a não usar as pessoas, mas apenas a amá-las. Sabedoria é o eixo da vida entrando em normal rotação. Com sabedoria silenciamos nosso ímpeto de falar continuadamente e aprendemos a arte de ouvir. Com sabedoria descobrimos que todas as pessoas têm valor e que por mais simples que sejam, podem nos ensinar a viver. Sabedoria tem muito mais haver com valores do que com diplomas, cursos e desempenho. Sim, a sabedoria é poderosa. Muito mais do que armas de guerra, pois ela é capaz de gerar vida e ao gerá-la nos fazer humanos. Humanos sensatos, justos e prudentes. Humanos disciplinados.

Os provérbios de Salomão nos ajudam a sermos disciplinados e também a descobrimos que a sabedoria tem um preço: o preço da prática. Porque ser sábio não é ver o mundo com outros olhos, é viver a vida com outra vida. É viver sob uma nova perspectiva; onde o senso comum não nos dobra e não nos faz repetidores de formas e conceitos. É ousarmos enxergar e agir, amar e brincar, é praticar, praticar, praticar. A disciplina é o processo que dá origem ao hábito, e o hábito nos ajuda a viver em equilíbrio.

- Mas por onde começar?

Perguntariam, alguns.

- Pelo princípio!

Responderiam os mais hilariantes.

“Sim”, diria Salomão, “pelo princípio da sabedoria: O temor do Senhor!”.

E temer ao Senhor é render o nosso eu, pois é assim que a sabedoria tem seu início. É muito fácil ser sábio aos nossos olhos, mas sem o temor a Deus nós desprezamos suas correções e prosseguimos em nossos erros. Sem os seus valores, nós perdemos o senso de direção e sucumbimos nas estradas dos homens. No dicionário do Sábio, sabedoria começa com “T” de temor. Temer a Deus é conferir-lhe autoridade, é reconhecer-lhe a superioridade. Você deseja ser sábio? Você quer viver em equilíbrio? Tema ao Senhor, pois este é o princípio.