Mania de Entender

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Túneo do Tempo


Em 13 de Dezembro de 1937, tropas japonesas comandadas pelo general Iwane Matsui cometeram atrocidades na China. Mataram soldados e civis e estupraram mulheres. Estima-se que cerca de 20 a 40 mil mulheres tenham sido violentadas, crianças e idosas. Houveram fuzilamentos, decapitações e crucificações. Civis eram enterrados vivos ou pendurados pela língua. Bebês eram jogados ao ar e perfurados à baioneta.
Em 29 de Dezembro de 1940, em um domingo entre o Natal e o Ano Novo, a Alemanha, em três horas de fogo e terror, despejou 12 toneladas de explosivos de alta potência e 22 mil bombas incendiárias no centro de Londres. Oito igrejas foram destruídas.
Muitos chamam a origem de fatos como este de "loucura da raça humana", mas eu prefiro ficar com a Bíblia e chamar de pecado. Sim, o distanciamento de Deus faz o homem olhar o outro como objeto a ser usado, adversário a ser derrotado e inimigo a ser destruído.

Que Deus tenha misericórdia!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Insônia? Eu?

Você sente dificuldade em cair no sono? Levanta frequentemente durante a noite com dificuldades em voltar a dormir? Costuma acordar muito cedo desnecessariamente? Constantemente sente que o sono não te traz descanso? Se você disse sim a alguma destas perguntas, você pode estar sofrendo de insônia.

Dentre os vários motivos que levam uma pessoa a este quadro, certamente o estresse causado pela ansiedade e pelas preocupações tem arrastado multidões a esta desagradável situação. Ritmo de vida acelerado, problemas familiares, profissionais, dívidas e a incapacidade de lidar com as pressões de nosso século tem levado muitas pessoas a tomar remédios para dormir (barbitúricos) até mesmo sem prescrição médica. Sim, falta de paz traz insônia e, na tentativa de “desligar”, muitos arriscam a própria saúde sem levar em conta as conseqüências. Se você costuma recorrer a este tipo de recurso, existem algumas coisas que precisa saber.

Dizem que “o sono é uma espécie de morte temporária”. Este é apenas um ditado popular, mas o fato é que o sono e a morte caminham lado a lado para os usuários de barbitúricos, pois a dose necessária para gerar os efeitos desejados não está muito distante da dose tóxica ou letal. Por outro lado, quando o objetivo é alcançado, o sono produzido pelo uso de remédios não faz o mesmo efeito reparador do sono natural (fisiológico).

Quanto à proporção das doses, existem algumas observações altamente relevantes. Em doses “seguras”, estas drogas produzem a diminuição da capacidade de raciocínio e concentração, sensação de calma, relaxamento, sonolência e reflexos mais lentos. Com doses maiores, a pessoa tem sintomas semelhantes a embriaguez, com lentidão nos movimentos, fala pastosa e dificuldade na marcha. Já em doses tóxicas, estes remédios causam o surgimento de sinais de incoordenação motora, acentuação significativa da sonolência (podendo chegar ao coma) e morte por parada respiratória.

Muitos são os ansiosos e preocupados que vivem o drama da insônia e recorrem desesperados a esta alternativa. Mas há uma alternativa melhor. A Bíblia em 1 Pedro 5:7 nos faz um precioso convite: “Lance sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de ti”. Muitos resistem porque teimam em tentar controlar todos os aspectos da vida. Isso cansa, pressiona e deprime. Não importa o quão rico, famoso e influente uma pessoa possa ser. Simplesmente há aspectos da vida maiores do que nossa vã filosofia. Lançar nossa vida em relacionamento com Deus é um ato de fé e também um ato libertador. Não é uma crença cega, é uma experiência real sentida por aqueles que se aventuram nessa outra esfera da vida chamada vida de fé.
Ciente das limitações humanas, Cristo certa vez disse “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11.28-30). Aqui não se trata de fé superficial e nominal. Se trata de uma caminhada. Você decide (razão) ir a Jesus, obedece seus ensinos, aprende sobre ele e experimenta o descanso.
Eu tenho experimentado isso na minha vida. Tenho vivido minha vida em Jesus e descoberto que “aos seus amados Ele o dá enquanto dormem.” Salmos 127: 2.

Grande abraço!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O álcool é uma droga!

Não importa o que digam, o fato é que o álcool é uma droga. É uma droga lícita (diriam alguns), sim, mas uma droga.
Segundo a organização mundial de saúde (OMS), droga é qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento.
Dada a definição acima, muitos de forma defensiva certamente citariam diversas substâncias que consumimos e que atuam em nosso organismo. Sim, é verdade, muito do que consumimos não faz parte de nossa natureza, mas cabe ressaltar que o foco aqui é a droga de natureza depressora das atividades mentais e, neste aspecto, é que eu quero refletir um pouco com você sobre o uso desta substância tão popular.
É interessante o fato de que nas rodas de amigos nos bares, não costumamos ver mesas cheias de garrafas de refrigerante ou suco. Normalmente o que vemos são mesas abarrotadas de garrafas de cerveja e por mais que a bebedeira seja "social", é interessante a percepção de insaciabilidade que a bebida causa. Este fato acontece porque o álcool induz a chamada intolerância, ou seja, o consumo do álcool requer do bebedor quantidades progressivamente maiores das substâncias para se produzir o mesmo efeito desejado. É algo muito sutil na vida de quem bebe e normalmente não é identificado como um fato que deva receber atenção, no entanto, na melhor das hipóteses (financeiramente falando), é como se um pequeno furo se abrisse em seu bolso e ao longo do tempo fosse se ampliando enquanto suas economias se vão sem que você se dê conta do montante perdido.
Outro aspecto que gostaria de considerar nessa pequena reflexão, é o efeito causado pela presença de álcool no sangue. Como muitos não se vêem como dependentes e acreditam ter total controle sobre o "hábito", gostaria de pensar somente nas consequências de nível básico. Ou seja, aquelas características observadas em quem possui baixa quantidade de álcool no organismo.
Em primeiro lugar há a desinibição do comportamento. A pessoa se sente mais livre para dizer ou se comportar de forma que naturalmente não faria. Observe que o aspecto psicológico aqui tende para a fuga da realidade. A pessoa não se sente socialmente aceita e acredita que o acréscimo da droga no organismo pode torná-la uma pessoa mais legal, mais entrosada e o clima de felicidade aparente sugere que o ato de beber é uma porta para um "happy hour" ou um momento de alegria. É uma alegria fugaz. Os risos são mais soltos e ocorre a diminuição da crítica.
Mesmo em doses "homeopáticas", muitas pessoas "alegrinhas" perdem um pouco a noção equilibrada da realidade. Surgem piadas e observações que em outras situações deixariam muitos rostos corados e dependendo da diversificação de efeitos, um comentário ou uma piada muito engraçada para uns pode não ser tão bem aceito por outros, gerando brigas e vexames muitas vezes vistos.
Com relação aos aspectos sensoriais, mesmo em quantidades reduzidas, o álcool é capaz de produzir certo grau de incoordenação motora e perda de reflexos de maneira tal, que muitos se acidentam ao tentar dirigir de volta para casa.
Já um outro aspecto, tremendamente ignorado por muitos, se dá com relação às suas famílias. Recentemente ouvi um relato de uma senhora de 83 anos que, com tristeza, se lembrava que ainda menina teve que trabalhar para conseguir estudar, porque o seu pai que "bebia socialmente" preferia gastar suas economias com seus amigos a investir na sua educação.
Por este e muitos outros aspectos, entendo que a bebida (ainda que em baixa quantidade) não é algo que deva fazer parte de nossas vidas. Escrevo aqui esta reflexão na esperança de contribuir para que pessoas repensem sua vida e mudem seu comportamento. Certamente não conheço você e minha vida nada mudaria com sua mudança. Mas acredito verdadeiramente que você e aqueles que o cercam poderiam viver melhor. Você merece viver melhor.
Finalizando quero deixar aqui o relato de alguém que conseguiu vivenciar uma nova experiência de vida ao perceber que a alegria verdadeira não deve ser procurada na mesa de um bar.

Depoimento enviado por: "Sandro Fernandes Poleto"

Ex-Alcoólatra

Olá, meu nome é Sandro Fernandes Poleto, atualmente moro no Municipio de Cajamar.

Minha decadencia com o alcoolismo começou com a idade de 13 anos, quando meu pai faleceu;

Meu pai sendo velado e eu sendo tragado pelo vício, ele no caixão e eu com o copo na mão, começou ai meu martírio.

Minha mãe, que sempre tentava me aconselhar, não via caminho pra eu sair do vício, mas um dia quando muito alterado, briguei com ela e com meu irmão mais velho, vim parar na cidade de Cajamar.

Três meses após eu estar aqui, ela veio pra cá também; minha mãe é evangélica (prefiro não relatar qual igreja) e me convidou pra congregar com ela, no decorrer do culto, na exortação da palavra, eu me senti muito bem, senti que Deus, através da palavra que era lida e exortada, falava com minha alma.

Passados os dias eu senti uma diferença na minha vida e nas minhas atitudes, ja não era mais dominado pelo alcool, podia passar na porta de um
bar sem precisar entrar ou "molhar o bico".Desse dia pra cá, me dedico a congregar sempre que posso, e posso dizer:

DEUS ME RESGATOU.

http://www.alcoolismo.com.br/depoimentos.htm








quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Nosso morro foi invadido!

Após nove meses nasce seu filho. Você que acompanhou cada mês sabe que as condições não foram muito favoráveis e o pré-natal foi meio “jogado” ou quase inexistente. No entanto, nasceu saudável e você pode então dar-lhe o nome que cuidadosamente escolheu. Quem sabe um nome contendo a letra “Y” ou mesmo com dobramento de consoantes até na tentativa de evocar uma fuga da realidade local tão dura. Quem sabe um nome de artista ou de uma personalidade, tentando expressar nesta nomeação a esperança de que o pequeno seja alguém que dê orgulho e faça a diferença sabe-se Deus como.

Então você cuida dele e tenta educá-lo com valores, afinal, princípios e dignidade não são coisas exclusivas dos ricos e cultos. Daí você matricula-o na escola e o cobre de conselhos sobre os diversos caminhos da vida e suas conseqüências. Mesmo dando duro para conseguir o pão, você o alerta sobre as más companhias e evidencia para ele o filho da vizinha que conseguiu ser “alguém na vida”. No entanto, ao longo do tempo, percebe que o pequenino (que já não é criança) agora escolhe um mau caminho. Um caminho de drogas e crimes que faz seu coração sofrer. Você chora, vai buscá-lo na “boca” e traze-o pra casa quase arrancando sua orelha, mas infelizmente a coisa não muda, embora seu coração creia que as duras experiências da vida farão o pequenino cair em si e se lembrar dos conselhos que você tantas vezes deu, além do sofrimento que existe em seu coração.

Certo dia, depois de sair do morro buscando proteção, você entra em um bar e vê uma cena inacreditável. Você vê bandidos em fuga enquanto helicópteros sobrevoam a área e tiros são disparados contra eles. Mas a cena inacreditável pra você não é a fuga em si, mas a percepção que naquele meio estava o seu filho. Em fuga, desesperado. Seu coração de pai/mãe acelera enquanto você ouve os gritos das pessoas dizendo:

- Mata estes desgraçados!

Um homem com a bíblia na mão diz:

- É a hora de mandar um míssil em cada um deles!

Você então engole seco e secretamente ora pedindo a Deus que seu filho seja preso e cumpra a pena, pois, apesar de tudo ele é seu filho e não foi isso o que você sonhou pra ele. Nesse momento sua oração é interrompida. Um “homem de bem” grita bem alto “Mate este ladrão!”. Como um relâmpago surge um insight em sua mente e você se lembra de um filme que vira há algum tempo, um filme em que uma multidão imbuída de um senso de justiça gritava: “Crucifica-o!”. A associação foi imediata. Você percebeu nesta hora que os “homens de bem” também gostam de assistir mortes, desde que não seja a morte daqueles a quem amam. Por longos segundos você tem uma visão e nela surpreende-se em ver Deus assistindo nossos crimes, nossas “pequenas” desonestidades, nossas “justificadas” mentiras e nossos “violentos desejos de executar a justiça”. Com muita tristeza em seu coração, Deus nos vê correndo em nossos caminhos sendo violentamente alvejados pelas conseqüências de nossos atos e pensamentos. E vendo tudo isto Deus se comove, pois não foi nada disso que ele sonhou para nós.

Ali naquele bar, enquanto a TV mostra os bandidos em fuga, na sua mente você vê a Humanidade em fuga como alvo fácil enquanto ouve vozes demoníacas gritando:

- Mande um raio e mate estes desgraçados!

- Faça justiça, Deus! Eles merecem!

- Olhe no que o mundo se tornou, todos os homens são culpados!

Então você vê Deus respondendo:

- O mal não é uma pessoa. O mal é a atitude de pessoas maldosas. Para acabar com o mal, eu poderia fazer duas coisas: a primeira seria eliminar os maldosos. Daí não sobraria ninguém, pois de alguma forma todos agem de maneiras más ao longo da vida. A segunda forma seria transformar os maldosos e fazê-los deles promotores da mudança que só eu posso realizar na vida dos homens.

Os longos segundos passam vagarosamente. Você entende que, diferente de você, Deus não ficou assistindo os filhos em fuga, mas contra toda a lógica dos homens, invadiu nosso morro. Sim, na pessoa de Cristo, Deus invadiu o nosso morro para nos convencer da rendição. E em sua missão Cristo é alvejado. Mas sua atitude e seu amor impactam os sensíveis de coração. E o que parecia desgraça toma outro significado, pois o que parecia o fim, na realidade era um começo. O começo de um processo onde nós, os maldosos, encontraríamos vida no significado do ato daquele que voluntariamente correu todos os riscos.

E assim você tem um relance do amor de Deus. Ali, naquele bar, você compreende que o Pai do Céu não é aquele que por força de ameaças nos convence de mudanças, mas é aquele que por amor e sacrifício nos leva a refletir sobre o valor que tem nossa vida, nos convidando a escolher mudança. Deus é aquele que poderia destruir o morro com todos nós juntos, mas prefere nos mostrar (as custas do seu sacrifício) o valor que temos, pois o ele não veio para destruir o mundo, mas sim para que o mundo fosse salvo por ele.

Sim, naquele bar, você descobre que o nosso morro já foi invadido pelo anúncio da mudança em Deus, e percebe que muito mais forte que o ultimato da PM via imprensa, é o ultimato que surge da cruz. O ultimato que anuncia a todos nós que Deus nos chama a depor as nossas armas, as nossas convicções e nosso orgulho, a fim de rendermos o nosso coração enquanto ainda é tempo. E nesta hora sua visão é ampliada, e naquele momento você rende o seu coração a Cristo, pedindo ao Senhor apenas uma graça: a prisão de seu filho. Sim, este é o seu desejo, poder ainda visitar seu filho no cárcere e mostrar-lhe que apesar de prisioneiro, ele poderá encontrar a mudança interior que só Jesus pode realizar.

Que Deus nos abençoe!