Mania de Entender

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Finanças em dia, comunhão em alta!


O Dinheiro em si não é bom nem mal, mas a bíblia revela que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.

Por amor ao dinheiro muitos perdem a saúde.
Por amor ao dinheiro muitos perdem a família.
Por amor ao dinheiro muitos perdem a vida.
Por amor ao dinheiro muitos perdem... e se perdem.

Uma coisa interessante é percebermos que a nossa comunhão com Deus também é afetada pela maneira como lidamos com esta questão e isso pode ser observado na parábola dos talentos (evangelho de Mateus, capítulo 25, vers. 14-30).

Na parábola, três servos receberam quantias diferentes para administrar. Enquanto dois deles administraram de maneira a obter maiores rendimentos, um deles com medo de perder o que tinha enterrou-o de forma a devolver em tempo oportuno.

Observe que independente das quantias entregues ou do retorno obtido pelos bons investidores, o foco foi colocado sobre a visão administrativa de cada um. Os dois que gerenciaram bem os seus recursos foram elogiados enquanto o terceiro foi repreendido e punido. Uma coisa muito interessante nesta hora é percebermos que Jesus ressalta o fato de que o prêmio pela boa administração foi o gozo e a alegria proporcionados pelo dono de todos os recursos.

Sob este prisma, é importante destacarmos o princípio de que a boa administração dos recursos que temos nos dá a oportunidade de cultivarmos um relacionamento mais íntimo com Deus, o doador da vida, e isso é muito perceptível na vida das pessoas. Não é difícil constatar que os maus administradores tem a mente conturbada, má concentração e ansiedades decorrentes de suas dívidas. Porém, quando temos nossa vida financeira em ordem, podemos nos concentrar e viver com clareza a alegria de servir a Deus com leveza no coração.

Pense comigo por alguns instantes:

Quantos deixam de ir ao culto pela falta de dinheiro de passagem decorrente muitas vezes de inúmeros compromissos financeiros já assumidos?

Quantos sentem desejo de fazer doações para ajudar as pessoas em campanhas humanitárias, mas são tolidos pela sua situação financeira atual?

Quantos aprisionados por dívidas passadas agora precisam trabalhar dobrado de maneira a estarem sempre exaustos sem tempo pra si mesmos, pra família, para a leitura bíblica ou mesmo para ir ao culto de domingo pela manhã?

É tempo de repensarmos nossa forma de administrar os recursos que Deus nos concede.

Se você percebe sintomas como este em sua vida, é hora de mudança radical. Há pelo menos 2350 versículos na Bíblia sobre como lidar com dinheiro e administrar suas posses. Jesus abordou finanças nada menos que 80 vezes (mais do que qualquer outro assunto). Vinte e uma das quarenta e nove parábolas de Jesus tratam destas questões. Procure crescer em conhecimento deste assunto. Leia mais. Além da Bíblia, existem muitos bons livros, sites e artigos que podem trazer luz ao seu gerenciamento e te propiciar dias melhores com suas finanças em dia e sua comunhão em alta!

Forte abraço e que Deus te abençoe!