Mania de Entender

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Origem do nome Thursday (quinta-feira em inglês)

Entre leituras e navegações virtuais, não é incomum nos depararmos com fatos curiosos. Não estava a procura deste fato, mas me chamaram a atenção alguns artigos sobre mitologia nórdica. Assim sendo, acabei por me deparar com uma figura muito divulgada pela Marvel Comics e seus vingadores e, uma vez estudante da língua inglesa, fui surpreendido pelo fato de que o nome Thursday (quinta-feira) na realidade é uma adaptação no Dia de Thor, conforme segue:

"O nome de Thor é a origem do dia da semana Thursday (Quinta-feira). Ao empregar uma prática conhecida como Interpretatio germanica durante o período do Império Romano, os povos germânicos adotaram o calendário romano semanal e substituíram os nomes dos deuses romanos pelas suas próprias divindades. O latin dies Iovis (dia de Júpiter) foi convertido para o proto-germânico *Þonares dagaz (Thor's day ou dia de Thor), do qual deriva o inglês moderno "Thursday". 

fonte: wikipedia

Cabe lembrar aqui que o império romano colonizou terras batizadas como LONDINIUM, atualmente conhecida como Londres, que enquanto terras posteriormente inglesas, foram a semente germinadora do povo americano.

Talvez você esteja pensando: E o que me interessa saber disso?
Bem, sou solidário a sua causa, mas um pouquinho de cultura geral é sempre bom, não acha?

Quem sabe algum dia você ganhe 1 milhão de reais respondendo a uma pergunta destas em um programa de TV? - rsrssrs

Brincadeiras a parte, sou intelectualmente curioso e gosto de compartilhar meu achados "curiosi-lógicos".

Abração