Mania de Entender

terça-feira, 11 de novembro de 2014

EMANCIPAÇÃO E LIBERTAÇÃO

Quando a igreja "acordou" para as injustiças sociais, ela focou na emancipação. Daí surgiram, por exemplo, cursos para profissionalização dos que não tiveram oportunidades. Estes porém, tendo sido municiados de conhecimento, cresceram e criaram seus próprios negócios contratando e explorando a mão-de-obra menos qualificada, com baixos salários e horas extras não pagas.

Com algumas exceções a igreja forneceu EMANCIPAÇÃO sem ser agente de LIBERTAÇÃO.

Emancipação sem Libertação resulta na manutenção da opressão.

Compartilhando...

"Infelizmente a juventude das igrejas tem se empenhado em promover entretenimento aos sábados ao invés de promover conscientização da necessidade do envolvimento desta força de juventude contra as injustiças sociais nas mais diversas áreas da sociedade" 

Maurício Cunha - Fórum da Conferência Missão na Íntegra
"Alguém já disse que se houvesse perseguição no Brasil a igreja seria melhor, eu prefiro dizer que se a igreja brasileira fosse melhor, haveria perseguição"

Marcelo Gualberto, Conferência Missão na Íntegra

PAI MEU?

"Quando Jesus nos ensinou a orar, ele mostrou os pronomes: Teu, Vosso, Nós, Nosso. Já as nossas orações são MEU, MINHA, EU... Eu não sei com quem a igreja aprendeu a orar" - Ricardo Barbosa - Conferência Missão na Íntegra

ESQUECEU DE ALGUMA COISA?

Gostaria que convidar você a pensar sobre isso. Muitas vezes focamos no urgente e nos esquecemos do importante. Você, assim como eu, tem mil e uma atividades, mas agora por um breve instante pergunte a si mesmo: Eu estou dando a devida atenção à minha família?
Não, não perguntei se você está provendo recursos e atendendo necessidades. Perguntei se você está dando a - t - e - n - ç - ã - o, tempo de qualidade. Já deu um beijo? Um abraço? Riu junto? Tomou café junto? Brincou com o filho? Ouviu com atenção sem se distrair com a TV ou com o celular?
Se não fez, ainda dá tempo!
Cuidado para não conquistar o mundo perdendo sua família. É um preço muito alto.

Grande abraço pra você!


VOCÊ AMA A DEUS?

"O temor do Eterno significa odiar o mal - eu odeio o mal com todas as forças, o orgulho, a arrogância e a conversa venenosa." - Provérbios 8:13
Temer a Deus é odiar o mal e neste particular é permitido ter ódio. Não o ódio pelas pessoas, mas pelos atos maldosos, pelas injustiças e pelos comportamentos perversos que estão presentes na nossa própria vida e na sociedade em que vivemos.
Quem teme a Deus odeia o mal com todas as forças. Força é algo que é percebido quando há uma aplicação (os físicos que o digam). Quem teme a Deus age contra o mal. Quem teme a Deus minimiza a dor dos que sofrem, dá palavras de ânimo aos abatidos e encoraja os desanimados. Quem teme a Deus compartilha recursos, investe em pessoas e em organizações que multiplicam o bem. Quem teme a Deus vigia o próprio orgulho que nos faz, mesmo que em pensamento, criticar os outros e exaltar nossas qualidades. Quem teme a Deus vigia a própria língua e o veneno de muitas conversas.
Você teme a Deus?

Cultura é bom e a gente gosta!

"Os Saltimbancos Trapalhões" na Cidades das Artes


Na última semana tive o privilégio de participar da conferência MISSÃO NA ÍNTEGRA, aqui no Rio de Janeiro. Um dos temas tratava da relação "Evangelho X Solidão" muito bem exposto pelo amigo Pr Ariovaldo Ramos. No entanto, todo o que ouve preciosos ensinamentos tem uma dívida com a reflexão. Tentando assim, amenizar minha dívida ativa, registro aqui uma pequena conclusão a que cheguei sobre a profunda mensagem que ouvi a fim de fazê-lo também um devedor da reflexão.

Quando penso no "Amar ao próximo como a mim mesmo" sempre penso em mim como o ponto de partida, como aquele que deve amar. Mas quando inverto a ordem e me coloco como o próximo, entendo que as pessoas me amarão como a si mesmas quando verem em mim o próximo que revela o amor de Deus a elas em seus sofrimentos.

Transcendência Infrutífera

As teologias das Torres de marfim não concebem a possibilidade de ver seus pés empoeirados e lameados pelas vias sujas por onde caminham os mortais.