Mania de Entender

terça-feira, 17 de março de 2009

O que é igreja?

É interessante como, em pleno ano de 2009, muita gente não sabe o que é igreja. E, diga-se de passagem, muita gente que faz parte dela. Digo isso porque no dia a dia a gente ouve muitos comentários interessantes por parte daqueles que a compõe. Muitos, por exemplo, acham que a igreja existe para criar entretenimentos. Daí dizem: nossa igreja podia ter mais passeios, mais festas etc. Outros, acham que a igreja existe pra trazer mais ocupação à pessoas que, em nossos dias, já são muito ocupadas. Daí dizem: nossa igreja podia fazer mais eventos, congressos, etc. Existem até alguns que a confundem com programa de auditório e dizem: “nossa igreja está muito desanimada”. E pensando em termo de exemplos, eu poderia dar muitos outros, mas acho que estes já bastam pra gente refletir sobre a pergunta inicial: O que é igreja?

Bem, a resposta mais objetiva para esta pergunta é que igreja é gente. Gente que, pela fé em Cristo, é resgatada, reunida e edificada. Gente que é transformada e que por isso é transformadora. E porque igreja é gente, ela se reúne em qualquer lugar. Em templos, em casas, clubes, cinemas, praças, lanchonetes, cavernas (dependendo da região), guetos, etc.
Igreja é gente. Gente que se reúne pra aprender a ser gente como Deus quer que a gente seja. E uma vez reunidos, a gente aprende por meio da convivência com Ele e no relacionamento com nossos irmãos. E juntos nós somos melhores do que sozinhos. Juntos nós ensinamos uns aos outros, damos palavras de consolo e esperança uns aos outros, usamos nossos dons para o benefício comum e exemplificamos à sociedade como é – ainda que em menor escala – um jeito novo de ser sociedade. Um jeito de ser, governado não pelo egoísmo humano, pelo dinheiro ou pelo desejo de dominar, mas pelo amor mútuo direcionado pelo Espírito Santo. E porque este amor é experimentado e vivido, ele modifica a gente e nos faz viver o dia a dia de uma forma nova, de uma forma diferente. De uma forma que é diferente da forma que aí está. De uma forma que informa que em Cristo há uma nova realidade de vida. Uma realidade redimida e que é salva, e é salva porque – uma vez vivida em Cristo - é livre do comportamento e conseqüentemente do destino do mundo que aí está.
Um forte abraço a todos!!

Um comentário:

Marlene Maravilha disse...

Muito bom texto!!!
E tens razao, a igreja que o povo supostamente acha que é, está falida,o que menos tem é doutrina e o povo está mesmo preocupado com outras coisas. Há necessidade de uma mudanca sem demora.
Deus te abencoe meu irmao!
e uma semana de paz, amor e sabedoria na presenca de Deus!