Mania de Entender

segunda-feira, 8 de junho de 2009

A oração e os biscoitos

Hoje pela manhã minha filha (dois anos) me pediu biscoitos. Não pensei duas vezes. Estávamos tomando café e dei alguns biscoitinhos pra ela. Agora há pouco esta imagem me veio a mente enquanto pensava sobre oração e pude ver o quanto isto está ligado a relação pai-filho.
O Pr. Richard Foster certa vez escreveu que "O motivo de Deus atender às orações é que seus filhos fazem pedidos". É mais ou menos assim que funciona: minha filha me pediu biscoitos e eu fiquei feliz em atendê-la. E é simples assim, nós é que complicamos.
Deus não nos atende porque somos pessoas notáveis ou porque estamos realizando nossos deveres de casa, mas porque somos seus filhos e ele tem prazer em nos atender. A gente vive complicando isso, tentando fazer trocas com Deus, do tipo:
"Eu vou à igreja e o Senhor..."
"Eu dou o dízimo e o Senhor..."
"Eu jejuo e o Senhor..."
"Eu faço campanhas e o Senhor..."
Parece que a gente tem dificuldade de entender que o motivo pelo qual ele nos atende não é por mérito nosso, mas pelo amor que Ele tem por nós.
Então surge uma pergunta: Se o Senhor tem prazer em nos abençoar, porque nem sempre nossos pedidos são atendidos?
Ora, veja bem, se minha filha tivesse me pedido para pegar uma faca e cortá-la, eu não faria isso por mais que ela suplicasse. A grande questão é o tipo de pedido que fazemos. Quando não recebemos é porque pedimos mal - já nos dizem as Escrituras. Então o grande "segredo" para sermos atendidos é pedirmos aquilo que temos certeza de que o Pai teria realmente prazer em fazer por nós. Em suma, precisamos conhecer o Pai.
Na hora do café da manhã, minha filha não me testava. Ela sabia que naquele momento eu teria prazer em atendê-la. Ela fez o pedido certo, na hora certa e foi atendida.
Dedique-se a conhecer o Pai, ainda que seja só para fazer os pedidos certos. Ele não vai ficar chateado com você, pois Ele sabe que quanto mais você conhecê-lo, menos você se preocupará com suas necessidades e mais você valorizará a convivência com Ele.
Um forte abraço e que Deus te abençoe!!!

Nenhum comentário: