Mania de Entender

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Insônia? Eu?

Você sente dificuldade em cair no sono? Levanta frequentemente durante a noite com dificuldades em voltar a dormir? Costuma acordar muito cedo desnecessariamente? Constantemente sente que o sono não te traz descanso? Se você disse sim a alguma destas perguntas, você pode estar sofrendo de insônia.

Dentre os vários motivos que levam uma pessoa a este quadro, certamente o estresse causado pela ansiedade e pelas preocupações tem arrastado multidões a esta desagradável situação. Ritmo de vida acelerado, problemas familiares, profissionais, dívidas e a incapacidade de lidar com as pressões de nosso século tem levado muitas pessoas a tomar remédios para dormir (barbitúricos) até mesmo sem prescrição médica. Sim, falta de paz traz insônia e, na tentativa de “desligar”, muitos arriscam a própria saúde sem levar em conta as conseqüências. Se você costuma recorrer a este tipo de recurso, existem algumas coisas que precisa saber.

Dizem que “o sono é uma espécie de morte temporária”. Este é apenas um ditado popular, mas o fato é que o sono e a morte caminham lado a lado para os usuários de barbitúricos, pois a dose necessária para gerar os efeitos desejados não está muito distante da dose tóxica ou letal. Por outro lado, quando o objetivo é alcançado, o sono produzido pelo uso de remédios não faz o mesmo efeito reparador do sono natural (fisiológico).

Quanto à proporção das doses, existem algumas observações altamente relevantes. Em doses “seguras”, estas drogas produzem a diminuição da capacidade de raciocínio e concentração, sensação de calma, relaxamento, sonolência e reflexos mais lentos. Com doses maiores, a pessoa tem sintomas semelhantes a embriaguez, com lentidão nos movimentos, fala pastosa e dificuldade na marcha. Já em doses tóxicas, estes remédios causam o surgimento de sinais de incoordenação motora, acentuação significativa da sonolência (podendo chegar ao coma) e morte por parada respiratória.

Muitos são os ansiosos e preocupados que vivem o drama da insônia e recorrem desesperados a esta alternativa. Mas há uma alternativa melhor. A Bíblia em 1 Pedro 5:7 nos faz um precioso convite: “Lance sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de ti”. Muitos resistem porque teimam em tentar controlar todos os aspectos da vida. Isso cansa, pressiona e deprime. Não importa o quão rico, famoso e influente uma pessoa possa ser. Simplesmente há aspectos da vida maiores do que nossa vã filosofia. Lançar nossa vida em relacionamento com Deus é um ato de fé e também um ato libertador. Não é uma crença cega, é uma experiência real sentida por aqueles que se aventuram nessa outra esfera da vida chamada vida de fé.
Ciente das limitações humanas, Cristo certa vez disse “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11.28-30). Aqui não se trata de fé superficial e nominal. Se trata de uma caminhada. Você decide (razão) ir a Jesus, obedece seus ensinos, aprende sobre ele e experimenta o descanso.
Eu tenho experimentado isso na minha vida. Tenho vivido minha vida em Jesus e descoberto que “aos seus amados Ele o dá enquanto dormem.” Salmos 127: 2.

Grande abraço!

Nenhum comentário: