Mania de Entender

sexta-feira, 2 de junho de 2006

Melhores de 2005

Quero deixar aqui registrado a coluna de Carlinhos Veiga na revista ultimato de Jan/Fev deste ano. Trata-se de uma seção denominada NOVOS ACORDES, onde o Carlinhos traz à tona as pérolas preciosas que a mídia insiste em tentar mantê-las "dentro da ostra". Segue "ipsis literis":

Novos acordes
Por Carlinhos Veiga
cveiga@terra.com.br

Nesta edição faço uma breve retrospectiva dos dez CD’s que mais me chamaram a atenção em 2005. São trabalhos que merecem destaque não só pela qualidade técnica, mas pela poesia e relevância para a música cristã brasileira. O leitor não os encontra facilmente nas lojas do ramo. A maioria é produção independente. Por isso, aos interessados indico o endereço eletrônico ou site de contato. Vamos lá...

Começo com os trabalhos de um artista e um grupo musical que optaram por regravar os hinos tradicionais. Cada qual com seus méritos. Grata Memória, de Valter Júnior, fez uma leitura tradicional com voz, piano e órgão, enquanto que À Brasileira, do Expresso Luz, optou por arranjá-los em ritmos nacionais.

Honrando e valorizando aqueles que fizeram e fazem história no Brasil, cito Caminhos do Coração, de Nelson Bomilcar. É um verdadeiro passeio por esses 30 anos da música cristã. Destaco também Pimenta do Reino, um CD com vários artistas cristãos interpretando as canções mais conhecidas de Sérgio Pimenta, que foi gravado ao vivo.

Corpo & Alma 2 é a expressão de adoração comunitária da Igreja Presbiteriana do Planalto, em Brasília, registrada em forma de CD. Traz músicas de Rubem Amorese, Delis Ortiz, Toninho Zemuner, entre outros. Outro CD que vale a pena ouvir é O Oleiro, do Grupo Sal da Terra. O trabalho mistura canções e causos do Nordeste. Sal da Terra é um legítimo grupo musical brasileiro que usa da arte do povo para comunicar a Palavra de Deus ao sertão. Baixo e Voz aprimorou ainda mais sua técnica no CD Cores, com várias músicas autorais e a inclusão de percussão eletrônica.

Destaco ainda três trabalhos muito bem elaborados: Este Sorriso, de Priscila Barreto, Alvíssaras, de Silvestre Kuhlmann, e Estima, de Stênio Marcius. Música de primeira.

Por questão de espaço, paro por aqui. Mas existem ainda muitos outros. Graças a Deus, nem tudo está perdido na música cristã brasileira.

Bem, espero que tenham gostado. Eu gostei muito e inclusive recomendo o cd Estima (excelentíssima qualidade). É música pra quem gosta de Música.

Um grande abraço!!!

Nenhum comentário: