Mania de Entender

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Creio

Num tempo de descrença e relativismo, quero afirmar algumas coisas em que creio.

Creio que o evangelho de Cristo é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.

Creio que evangelho é muito mais do que boas práticas ou boas intenções. Ele é ao mesmo tempo espiritual e prático, muito além da fria racionalidade e do árido intelectualismo.

Creio que o evangelho de Cristo é o anúncio de um novo jeito de viver e de ser Humano; que é o anúncio de uma nova vida que só se revela debaixo da autoridade, da Graça e da misericórdia de Deus.

Creio que existe sim, uma verdade absoluta, e que esta verdade é a própria pessoa de Deus que se revela a todo aquele que - pela fé - dele se aproxima.

Creio que o problema do Homem não é social, econômico ou cultural, mas moral. E que a discrepância da vida individual e coletiva em relação ao padrão da humanidade cristocêntrica resulta na desumanização e bestialização do homem.

Creio na inerrância da Bíblia apesar da existência de questionadores teológicos e filosóficos.

Creio que religião é muito aquém de se ter vida com Deus.

Creio que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus.

Creio na graça de Deus que salva até mesmo os “insalváveis” e “imerecíveis”, fazendo valer o sacrifício de Cristo na cruz a todo aquele que se arrepende.

Creio que só existe um salvador e um mediador entre Deus e os homens: Cristo.

Creio que a suposta liberdade individual e libertária acorrenta o homem ao seu próprio ego e faz crer que toda a lei é perfeitamente burlável se for por um “motivo justo”.

Creio que a justiça divina é real e que por fim punirá a todos os que viveram em auto-suficiência moral (individualizada ou coletivizada) e recompensará a todos quantos corresponderam ao chamado da Graça.

Creio que o meu redentor vive e que por fim se levantará sobre a terra.

Creio que a fé não é contrária a ciência e muito menos que a ciência seja má, mas que existem opiniões científicas adversas a fé e que ao longo da História vão convergindo na direção do Criador.

Creio que o Pai é Deus, que Cristo é Deus e que o Espírito Santo é Deus e que, ainda sim, só existe um Deus.

Creio que a salvação se dá unicamente em Cristo e que boas obras somente não são suficientes para a redenção do homem.

Creio que prosperidade não é ter muito, ou tudo o que se quer, mas ter sempre o suficiente, o pão de cada dia, sob a benção do Pai.

Creio na possibilidade de amar verdadeiramente, de perdoar sinceramente e de se viver restauração, quando se está sob a direção do Espírito Santo.

Creio que sucesso pessoal, conquistas materiais, políticas e sociais não são metas principais a serem perseguidas, mas secundárias se comparadas as grandiosas benésses do evangelho da graça.

Creio que Deus opera no natural e humano e não só no campo do sobrenatural e miraculoso.

E creio que não há inegociável, irrecuperável ou impossível aos olhos do Pai.

Por fim, gostaria de dizer que embora muitos talvez possam pensar que escrevi para tentar convencer, na verdade confesso que esta seria minha última intenção. Escrevi porque já estou convencido e porque sei que o trabalho de convencimento, graças a Deus, não é facultado a mim.

Enfim, como disse Tertuliano (155-220): `Credo quia absurdum' (creio porque é absurdo).

Sim, creio porque é ilógico, senão me contentaria apenas em entender.

Deus te abençoe (crendo ou não)

2 comentários:

Marlene Maravilha disse...

Rodrigo,
Venho te visitar. Vi o teu comentário no blog da Vilma, minha querida amiga e irma.
TEmos algo em comum: amamos a Jesus e creio nestas mesmas coisas que tu cres. Convido-te a visitar-me!
FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DA GRACA E PODER DE DEUS!

Vilma disse...

Rodrigo: agradeço muito as tuas sempre simpáticas e encorajadoras visitas!
Ainda bem que o Coisas te dá boas ideias! :)))
Deus te abençoe meu irmão!