Mania de Entender

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Nos passos do mestre



Gostaria de iniciar esta reflexão com algumas perguntas:


- Quais as atividades que você mais gosta de fazer?

- Que é a sua referência, o melhor nesta atividade?

- E se você tivesse a oportunidade de aprender com este mestre, com esta referência, com essa “fera”?  Qual seria a sua reação?


Eu faço parte do projeto Yeshua-Do, uma escola cristã que ensina vários tipos de artes marciais e onde eu, particularmente, aprendo o Ninjutsu. E como muita gente franze a testa como quem pergunta “Que coisa é essa?” eu já me antecipo em esclarecer que é a arte marcial dos ninjas japoneses. Nesta arte, o grande mestre da atualidade é o Masaaki Hatsumi que recebe o título de soke (artista marcial líder de uma linhagen) do ninjutsu.
E quando paro pra pensar nas perguntas acima, logo me vem uma outra: Será que existe uma chance do Hatsumi ligar para o meu celular hoje me chamando pra ser seu discípulo querendo me ensinar todos os seus segredos? Bem tenho que ser honesto. Na verdade não existe chance nenhuma porque ele nem sabe que eu existo. Mas por outro lado a coisa muda um bocado quando eu me dou conta que o Yeshua-do não é uma escola de artes marciais simplesmente, ela é uma Escola de Vida que também ensina artes marciais. Assim, o soke desta escola não é aquele que mais entende de uma arte, mas aquele que mais entende de vida. E neste quesito, ninguém entende mais de vida do que o Criador da vida, ninguém entende mais do que Deus, do que o doador da vida: Jesus Cristo.
Assim, quando você faz parte de um projeto deste e faz esta descoberta, você entende que isso faz toda a diferença. Porque enquanto o soke da tua arte nem sabe que você existe, o soke do Yeshua-Do não só sabe que você existe, mas ele quis que você existisse, sabe seu nome, sua história, quem você é e ainda assim te chama para ser seu discípulo. Sim, você pode aprender a viver diretamente com Jesus. Você pode beber da fonte.
O texto do evangelho segundo Marcos no capítulo 3:13,14 diz:  Depois subiu ao monte, e chamou a si os que ele mesmo queria; e vieram a ele. Então designou doze para que estivessem com ele, e os mandasse a pregar; 
Neste texto, Jesus está chamando pessoas para serem seus discípulos. O pastor batista Ed René Kivitz em um de seus videos esclarece que naquele tempo havia um ditado que dizia: “Cubra-se da poeira dos pés do seu mestre”. Ele revela que isso acontecia porque naquela época o aluno seguia atrás do seu mestre tão de perto que no final do dia estava coberto com a poeira que saía dos pés dele. Assim, o que o ditado quer nos ensinar é que se Jesus é o meu mestre, então eu devo observar sua vida, aprender dele, ouvir com atenção a tudo o que ele ensina e não perder um só detalhe do seu exemplo de vida. Se Jesus é o meu mestre, então ele é o modelo da pessoa que anseio me tornar.

Isso é seguir a Jesus!

Muitas pessoas pensam que seguir a Jesus é apenas uma mudança de religião. Então no entender delas, decidir seguir a Jesus é crer em coisas que não criam antes, participar de novas atividades, de novos rituais, adotar o comportamento de um grupo e pronto; já estão fazendo tudo o que precisam fazer. Só que este é o problema. Este é o perigo que leva muita gente boa a se enganar achando que está fazendo a coisa certa. Porque na verdade, Jesus não nos chama essencialmente para fazer coisas, ele nos chama para sermos diferentes. Com o tempo Jesus vai nos mostrando que ele nos chama para sermos outro tipo de pessoa, para nos tornarmos semelhantes a ele. Mas isso só se consegue quando andamos tão próximos, mas tão próximos dele que no caminho vamos nos tornando íntimos e é esta intimidade que gera em nós a transformação que não vem de uma mudança de roupa, de rotina aos domingos ou de vocabulário. É uma mudança que vem de dentro pra fora, que muda nossa mente, nossa forma de ver o mundo e nossa forma de interagir com ele mediante o agir de Deus em nós.
O convite para sermos discípulos de Jesus é para andarmos tão próximos dele a ponto da poeira de seus pés nos cobrir e dos seus exemplos de vida nos transformar.
Do doador da vida nos vem o convite, e você também pode aprender a viver a vida que ele tem pra você.

Que Deus te abençoe hoje e sempre.

Um grande abraço!


Nenhum comentário: