Mania de Entender

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Vocábulos Religiosos: Pecado


Pecado, sm. do latim peccatum; do grego hamartia.

Tradicionalmente, pecado é quebra da Lei de Deus. Literalmente, pecado é "errar o alvo", isto é, deixar de atingir o padrão estabelecido por Deus para o comportamento humano. Nos dois sentidos, pecado é o que faço ou deixo de fazer. Jesus aprofundou a definição e incluiu as intenções, atitudes e disposições de alma. Nesse sentido, ainda que eu deixe de praticar o ilícito, como por exemplo não matar, o fato de odiar me condena. O apóstolo Paulo foi mais longe e afirmou que o pecado não é apenas o que faço ou deixo de fazer, nem tampouco as disposições de minha alma, mas principalmente o mal que habita em mim e que me impede de fazer o bem. Atualizei essas definições para que me fizessem ainda mais sentido e me ajudassem a fazer escolhas no dia-a-dia. Considero pecado todo ato que, direta ou indiretamente, promove a desumanização, isto é, faz com que eu vá aos poucos me tornando menos humano e mais bestial,e, na verdade, não apenas a mim, mas também às pessoas com quem me relaciono ou estão sob minha influência. Em termos simples, pecado é o que faz mal a mim ao meu próximo e ao meu mundo. E porque faz mal, Deus proíbe.

Extraído do site da Igreja Batista de Água Branca - www.ibab.com.br

Nenhum comentário: