Mania de Entender

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Mangueira: Evangélicos x carnaval

No dia de hoje recebi um email contendo um trecho da entrevista que Dona Zica da mangueira (in memorian) forneceu ao programa Roda Viva da Tv cultura de São Paulo. Trata-se de uma entrevista antiga, mas como só agora tive acesso e estamos justamente vivendo este período nacionalmente conhecido como carnaval, resolvi postar aqui para conhecimento e reflexão.

No final da postagem deixo os respectivos links caso alguém deseje ler direto nas fontes.

Grande abraço a todos!!



Dona Zica: Mas agora estamos procurando isso, mas por incrível que pareça, também teve essa religião agora que eles arrumaram, a Bíblia, tirou muita gente. A Mangueira está com fantasias para dar, para vestir a comunidade e não tem [pessoas].

Jorge Escosteguy: Por que, Dona Zica? A religião não está permitindo? Esses pastores....

Dona Zica: É, viraram tudo bíblia, as moças, viraram bíblia os rapazes, estão tudo na...

Osvaldo Martins: Quantas igrejas dessa tem no morro da Mangueira?

Dona Zica: No morro da Mangueira a maior parte toda é da religião.

Osvaldo Martins: São quantas igrejas mais ou menos?

Dona Zica: Lá no morro da Mangueira tem três, mas eles não saem dali da Mangueira. Vão para outros lugares onde tem.

Osvaldo Martins: Vê o estrago que isso aí causa no samba, o grande mestre-sala da Mangueira, o Lilico, foi acobertado por uma igreja dessas, abandonou o samba e renega o samba, diz que é coisa do diabo.

Dona Zica: Minha neta foi da bateria desde os oito anos, foi da bateria, depois passou a ser mestre-sala, abandonou, porque virou... largou tudo, porque ela virou aí da seita, né.

Jorge Escosteguy: Mas o pessoal da escola não tentou conversar um pouco com essas igrejas?

Dona Zica: Não, depois que eles encasquetam aquilo na idéia, não adianta.

Osvaldo Martins: Em defesa do samba tem que fazer movimento contra essas igrejas, elas vão acabar com o samba. Vão mesmo, falando sério, hein, falando sério!

Dona Zica: Vão acabar, vão sim, para um ano, é capaz de quase não ter.

Jorge Escosteguy: Pelo que a senhora disse, hoje, na Mangueira sobram fantasias e não há pessoal pra desfilar, da comunidade?

Dona Zica: É, para desfilar, da comunidade. Porque todas as meninas moças, não é só velho não, é moças mesmo, viram bíblia e não querem mais saber da escola.

Jorge Escosteguy: Como é que a escola tem tentado reagir a isso?

Dona Zica: A escola tem tentado porque a gente até é obrigado até a sair com gente de fora, dos estados, porque da comunidade não tem. E têm aqueles ainda que não são mangueirenses, mas temos muitas escolas que estão divididas, Portela, Salgueiro, quer dizer, Mangueira, aquela que a Mangueira contava é difícil..

Jorge Escosteguy: É obrigado a buscar pessoal de fora para desfilar pela escola?

Dona Zica: Às vezes, eles falam: “Ah, mas está saindo só o pessoal de fora”, é porque não tem, o carioca não quer. Então nós somos obrigados... Na minha casa tem três alas: tem a ala da minha filha, do meu filho e da minha neta. É quase cheio de pessoas de fora. São Paulo, principalmente, sai quase São Paulo todo, de todo o estado de São Paulo.

Jorge Escosteguy: Parece que, segundo o Osvaldo, este ano, foram quantos anos ônibus, aviões, você disse, para desfilar na Mangueira, de São Paulo?

Osvaldo Martins: Só o projeto da ZMM [agência de marketing e promoções] com a Mangueira, que é a torcida “Verde-rosa”, 50 ônibus e dois aviões.

Jorge Escosteguy: Que foram para o Rio de Janeiro?

Osvaldo Martins: Exato. Mas não vão todos desfilar.

Dona Zica: Vão pro Rio de Janeiro para desfilar. [fala ao mesmo tempo que Osvaldo Martins]

3 comentários:

Marlene Maravilha disse...

Eu nunca tomei conhecimento desta entrevista.
Louvado seja Deus!
beijo grande!
Continuemos mostrando a salvacao em Cristo!

Anônimo disse...

CONHECIMENTO DESTA REPORTAGEM , MAIS EM NOME DO SENHOR JESUS A MANGUEIRA SERA CONHECIDA COMO UMA COMUNIDADE QUE TEM OS MAIORES SEGUIDORES DAQUELE QUE DEU SUA VIDA POR NÓS VERDADEIROS ADORADORES DO SENHOR, ALELUIA!

marcos fernandes braz disse...

Bendito seja o nome de Jesus,toda honra e glória a ele. Que a mangueira antigo berço do samba,venha ser agora conhecida como o verdadeiro berço de ouro de jesus. Glorias a Deus.