Mania de Entender

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Pequenas ausências diárias

Já há algum tempo não apareço por aqui. Sei que isto é um "pecado sem perdão" para quem mantém um blog. Afinal, conteúdo atualizado e relevante é o combustível que move o interesse e a visitação por parte dos pacientes amigos que bondosamente se achegam à blogosfera. No entanto, existem determinadas épocas que - sei lá - parece que você não tem tempo de ser você, de viver você e de tão pouco compartilhar você (será que vivo sozinho este tipo de realidade?). E foi pensando em tudo isso que resolvi registrar aqui um pequeno texto bem sugestivo que colhi no site da Igreja Batista da Água Branca. Trata-se de de uma pequena reflexão sobre a palavra Arrependimento. Segue abaixo esta pequena preciosidade para nossa apreciação:

Tradicionalmente, arrependimento é mudança de comportamento. Literalmente, arrependimento é "dar meia volta", isto é, passar a caminhar na direção oposta. em geral, confunde-se arrependimento cm a tristeza ou pesar que alguém sente por ter feito ou deixado de fazer algo, uma espécie de lamento pelo erro ou falha. A palavra grega traduzida por "arrependimento" é "metanóia, de "meta"= além, que transcende, e "nous"= mente, modo de pensar. Por essa razão, acredito que faz mais sentido considerar arrependimetno como "expansão de consciência". Nesse sentido, o arrependimento é a tomada de consciência de uma realidade antes desconhecida. É uma experiência tão forte que até parece que nos tornamos outra pessoa, e depois disso não conseguimos mais viver da mesma maneira, agir ou deixar de agir do mesmo jeito. A pessoa arrependida poderá voltar a praticar o ilícito, mas jamais o fará da mesma maneira, pois estará para sempre cativa de sua nova consciência. - http://www.ibab.com.br/
Neste sentido amplo, arrependo-me. Pois, "dar a meia volta" no mundo da ausência é a presença. Sendo assim, faço-me presente a fim de que talvez este breve texto nos ajude a dar muitas meias voltas e repensarmos nossas pequenas ausências diárias.
Um forte abraço a todos!


2 comentários:

Vilma disse...

Desse pecado, estás perdoado, meu irmão.
Por isso vai e não peques mais! :))))

Marlene Maravilha disse...

Ahahahh, Rodrigo, eu até pensei em deixar uma mensagem, mas depois que li o comentário da nossa querida amiga Vilma, nao posso falar mais nada, somente me anexar a ela!! Está muito bom!
Um beijo e por favor, obedecas hein??