Mania de Entender

terça-feira, 7 de abril de 2009

O que é que nós fizemos com a Páscoa? (Parte 1 - "A Confusão")

Quando eu era criança, me ensinaram que a sexta-feira que antecedia a páscoa era santa. Havia naquela época algumas regrinhas que procurávamos seguir para não ofender a Deus que devia estar triste com o que os Homens fizeram com Jesus. Aí, eu não podia brincar de nenhum jogo com meus amiguinhos porque os soldados romanos tinham feito um jogo valendo a capa de Jesus. Não podia comer carne vermelha por causa do sangue de Jesus que foi derramado na cruz - e só depois é que eu fui entender porque costumava ver tanta alegria no rosto dos que vendiam peixe. Depois que passava a sexta-feira chegava um dia que eu achava muito legal porque me disseram que neste dia eu poderia sair pela rua batendo no infeliz que traiu Jesus e que me fez passar um dia inteiro sem jogar bola de gude com meus coleguinhas. Aí nós saíamos com pedaços de pau e sentávamos o sarrafo em todos os bonecos que estavam nos postes e eu ficava curioso em saber como que um homem com o nome de Judas tinha tantos apelidos (nome de políticos, artistas, etc.). Passado o sábado de muita diversão, chegava então o domingo de páscoa. Este dia eu também gostava bastante porque eu ganhava um monte de chocolates e coelhinhos, mas não entendia o que isto tinha a ver com o Jesus que morreu na sexta-feira e com o homem que apanhou no sábado. Ao perguntar sobre o domingo, algumas vezes ouvia a palavra ressurreição que não fazia quase nenhum sentido pra mim assim como para os adultos que tentavam me explicar.

Continua...

Nenhum comentário: