Mania de Entender

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Brincadeira de Criança

Quando criança achava muito curiosa a leitura de palavras através do espelho, pois enxergar as letras de forma inversa é uma experiência muito divertida para os pequeninos leitores. Curiosamente, uma nova experiência neste sentido se deu quando ao olhar pelo retrovisor de um carro, pude ler perfeitamente o nome Ambulância. E com a inquietude intelectual de uma criança, me virei e fiquei tremendamente surpreso ao ver que na frente daquele carro a palavra estava escrita ao contrário, conforme eu tinha lido todas aquelas outras no espelho. E foi lembrando destas coisas de criança que resolvi ler o salmo primeiro ao contrário. Não, antes que você me condene, não é magia ou macumba de crente. Simplesmente experimentei lê-lo sobre a ótica inversa e resolvi registrar minhas impressões desta leitura. Assim sendo, quero compartilhar com você esta espiritualmente singela “brincadeira de criança”.

Um forte abraço!!


Salmo 1 (ou 1 omlaS)

Como é infeliz aquele que dá ouvidos aos conselhos das pessoas que têm seus pensamentos guiados pelos modismos e conceitos sociais corrompidos. Pessoas que – influenciada pelos séculos – não conseguem discernir que muito de sua maneira de pensar as levam a tomar atitudes que degradam sua humanidade e restringem sua integridade.
Como é infeliz aqueles que, levados pela mídia ou pelas pressões que a vida impõem, assumem o modo de ser de outras pessoa e reproduzem os mesmos erros e pecados que elas praticam.
Como é infeliz aqueles que conseguem se sentir bem em meio a pessoas que se divertem em apontar os defeitos alheios, envergonhar os seus semelhantes, desconsiderar e debochar dos ensinos divinos uma vez que estes expõem suas limitações e fraquezas.
Ao contrário, a satisfação destes não está na lei do Senhor, mas está em todo ensino que marginaliza a Deus e glorifica o Homem. Em todo o discurso que exalta a fragilidade humana como se ela detivesse o controle e o discernimento sobre todos os fatos da vida.
Na verdade, estas pessoas viverão como uma árvore plantada no deserto, que é reconhecida como infrutífera e imprestável. Secarão diante do sol que queima e também diante das adversidades da vida. Eles não terão frutos, não terão vida, não terão nada em sua essência que satisfaça os famintos e sem esperança ao seu redor. Serão como fontes secas que acumulam poeira e lixo ao longo dos tempos e, por isto, tudo o que fizerem será diretamente influenciado por sua incapacidade e consequentemente não prosperarão.
Por outro lado, não é este o caso dos verdadeiramente livres, dos que conseguem sobrepor a vontade perfeita de Deus aos seus desejos limitados e destrutivos. Antes, porém, estes serão conhecidos por sua resistência às adversidades da vida e vencerão quando seus limites forem expostos face àqueles que não os respeitam ou que não lhes dão o devido crédito.
Saibamos, pois, que o Senhor reprova o caminho dos que se achando sãos, estão doentes; mas a história de vida e a experiência de conversão dos verdadeiramente sãos revelarão um futuro de glória e de honra.

Momento da Dica




"O Perfil do Pregador" de John Stott.


A sociedade avança pelo novo século. Entramos em um período de extrema valorização da informação, da supressão das individualidade e entronização do que é economicamente viável e lucrativo. As massas cedem ao consumismo de bens cada vez mais vazios de conteúdo, entramos na era da embalagem.Neste período de caos espiritual várias perguntas trazem a tona uma realidade de dúvidas e ansiosa por ações práticas. Qual será o papel da igreja no século XXI? O que pastores, obreiros, missionários e pregadores do Evangelho deverão fazer para comunicar a Palavra de Deus de forma mais eficaz neste século?

O Perfil do Pregador é um texto indispensável para você que pensa sobre estas questões e busca a direção de Deus para o futuro.


(comentários da capa)


Para adquirir este livro, visite http://www.vidanova.com.br/

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Falando sobre o mercado de trabalho


Recebi hoje este texto de uma amiga aqui no serviço. Trata-se de informações muito importantes para quem atua neste competitivo mercado de trabalho. Por este motivo, compartilho aqui com vocês, na esperança de que este conteúdo venha a ser útil em sua caminhada diária.

"Existem pessoas que realmente sabem dar respostas sábias às grandes questões sobre o mercado de trabalho. Aqui vai um pequeno resumo da entrevista com o famoso Reynold Remhn:

Pergunta: Ainda é possível ser feliz num mundo tão competitivo?

Resposta: Quanto mais conhecimento conseguimos acumular, mais entendemos que ainda falta muito para aprendermos. É por isso que sofremos. Trabalhar em excesso é como perseguir o vento . A felicidade só existe para quem souber aproveitar agora os frutos do seu trabalho.

2ª Pergunta: O profissional do futuro será um individualista?

Resposta: Pelo contrário. O azar será de quem ficar sozinho, porque se cair, não terá ninguém para ajudá-lo a levantar-se.

3ª Pergunta: Que conselho o Sr. dá aos jovens que estão entrando no mercado de trabalho?

Resposta: É melhor ser criticado pelos sábios do que ser elogiado pelos insensatos. Elogios vazios são como gravetos atirados em uma figueira.

4ª Pergunta: E para os funcionários que tem Chefes centralizadores e perversos?

Resposta: Muitas vezes os justos são tratados pela cartilha dos injustos, mas isso passa. Por mais poderoso que alguém pareça ser, essa pessoa ainda será incapaz de dominar a própria respiração.

Última pergunta: O que é exatamente sucesso?

Resposta: É o sono gostoso. Se a fartura do rico não o deixa dormir, ele estará acumulando, ao mesmo tempo, sua riqueza e sua desgraça.

Belas e sábias respostas.

Eu só queria me desculpar pelo fato de que não existe nenhum Reynold Remhn. Eu inventei.

Todas as respostas, embora extremamente atuais, foram retiradas de um livro escrito há 2.300 anos: o ECLESIASTES, na Bíblia. Mas se eu dissesse isso logo no começo, muita gente, talvez, nem tivesse interesse em continuar lendo
."

Não é por força, nem por violência




Em alguns anos de vida que possuo já passei por diversas crises e momentos de adversidade. Quanto lutei do meu jeito e com minhas armas, o desgaste foi muito grande e com freqüência saí ferido. Mesmo obtendo alguma vitória, nunca tive certeza de ter trilhado o melhor caminho. Em contrapartida, as lutas ao lado do Senhor sempre foram menos doloridas (de uma forma ou de outra, estive na batalha), mas com vitórias significativas e por que não dizer sensacionais. No entanto, maldito seja o pecado que num momento de distração espiritual pode nos levar a lutarmos sozinhos mais uma vez. Em instantes como este precisamos converter-nos novamente (no real sentido da palavra), mudarmos o nosso rumo e sofrermos uma metanóia no sentido de ter a confiança de que nossas batalhas não devem ser travadas com nossas armas ou com nossa própria força, mas pelo Espírito do Senhor.Ter vitória através do Espírito é saber que no Senhor nós temos proteção e direção segura (Zc 9:13-15). É posicionar-nos na frente da batalha e sermos humildes suficientes para implorarmos e esperarmos o seu agir (2 Cr 14:11). É termos a certeza de que a sabedoria, o conhecimento, a capacidade e o poder pertencem àquele que julga com equidade e retidão (Is 11:2-4).


Ser vitorioso no Espírito é ter domínio próprio pelo próprio Espírito para não fazer planos ou “assinar acordos” sem a prévia consulta e aprovação do Pai (Is 30:1), e ter a plena certeza de que o deserto virará um campo fértil e que as terras cultivadas darão melhores colheitas (Is 32:15).Diante das agruras que possamos encontrar no caminho, não devemos tomar as rédeas de nossas vidas ou então nos tornaremos ofensores e consequentemente inimigos do nosso Deus. Antes, o caminho a percorrer é regresso, pois voltando ao passado através de nossas lembranças veremos quantas vezes Deus abriu o mar para que nós passássemos e fôssemos conduzidos a um lugar seguro (Is 63:10-14). Decerto, não há nada impossível para Deus. Ainda que digam que os ossos já estejam secos, o nosso Senhor pode romper as sepulturas, revesti-los de carne e trazê-los à vida novamente (Ez 37:11-14), pois o seu amor é mais forte do que arcos, flechas, espadas, cavalos e até do que a própria morte (Os 1:7).Definitivamente nós não dependemos da sabedoria humana frente às adversidades da vida, mas do poder de Deus (1 Co 2:4,5) que, sendo arma espiritual ao nosso dispor, pode destruir quaisquer fortalezas (2 Co 10:4,5). Por isso, sejamos fortes e corajosos (2 Cr 32:7,8) sabendo que o Senhor nos responderá (Sl 20:6-8), pois a ele pertence o domínio sobre todas as coisas (Sl 33:16). Por isso, coloquemos nossa esperança naquele que é o Santo dos Santos e que já neste instante traz alegria ao nosso coração (Sl 33:20,21). Ele é o nosso Rei e o nosso Deus; e por meio da fé, hoje, tomemos posse da vitória (Sl 44:4) em nome de Jesus!!


sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Você crê em milagres?



Certo homem cristão foi abordado por um ateu que questionava sua "inteligência". Este último dizia:

- É sério mesmo? Você acredita em milagres em pleno século XXI?

- Você acredita que este tal Jesus transformou água em vinho?

O Cristão, então respondeu:

- É claro que creio em milagres.

- Jesus transformou um alcóolatra insaciável no pai de família que sou hoje.

- Ele transformou minha vodka em material escolar e meu porre em momentos de harmonia com minha esposa e meus filhos.

- E se ele fez isto comigo, transformar água em vinho foi certamente muito mais fácil.

- Na verdade, não é difícil pra mim crer em milagres uma vez que Deus fez de mim um grande milagre.

"Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem

dele se aproxima precisa crer que ele existe e

que dá recompensas àqueles que o buscam"

Hebreus 11:6

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Homofobia?



A homofobia (um termo utilizado para identificar o ódio, aversão ou a discriminação de uma pessoa contra homossexuais ou homossexualidade).
Nós, evangélicos, não somos "homofóbicos", pois não odiamos os gays, as lésbicas e aqueles que praticam outras formas sexuais não naturais, inclusive o sexo antes do casamento (homem com mulher) e adultério. Odiamos, sim, os seus pecados e qualquer forma de pecado, de qualquer ser humano que contraria as ordens de Deus, que estão na bíblia para um viver santo.
Como cristãos condenamos veementemente a prática do homossexualismo, não por motivos pessoais ou preconceituosos, mas pelo fato de Deus declarar na Bíblia o que pensa sobre o assunto: "Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente, amém". "Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até suas mulheres mudaram o uso natural no contrário a natureza". "E semelhante, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens como homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro" (Romanos 1:24-27).
Todo ser humano em si é digno de misericórdia e da graça de Deus. "Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, Ela nos ensina a renunciar a impiedade e as paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nessa era presente" (Tito 2:11-12).
A graça de Deus se manifestou através de Cristo para libertar o homem da condenação eterna, agora pergunto: Por que temos que aceitar imposições contrárias àquilo que cremos? Por que não podemos nos posicionar contra essa prática totalmente contrária a raça humana? Mas se acreditam ser normal o casamento de homem com homem e mulher com mulher, que procriem, que nasçam filhos com DNA de ambos, dessas uniões. Todos nós sabemos que isso nunca acontecerá porque Deus desde o início criou o homem para se casar com a mulher e procriar. (Gênesis 2:24).
Como cristãos, condenamos veementemente a prática do homossexualismo, não por motivos pessoais ou preconceitos, mas pelo fato de Deus declarar na Bíblia o que pensa sobre o assunto. 
Estamos dentro de um estado de direito e não podemos ter a nossa liberdade de expressão amordaçada por ativistas que querem nos impor o respeito pelos seus pecados. Respeito pelo pecado, nunca! Respeito pelo ser humano carente da graça e misericórdia de Deus, sempre.
Por favor, não nos confunda com aqueles que boicotam, perseguem, maltratam e até matam homossexuais. Isso jamais aceitaremos nem deixaremos de combater. Tal prática não é cabível ao crente em Cristo. O verdadeiro cristão deve estar sempre pronto para trazer quem quer que seja para perto de Jesus e ter sua vida transformada. Jesus amou a mulher adúltera, mas não o seu pecado. "Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado" (João 8:11).
Temos consciência religiosa, que brota da nossa fé incondicional em Cristo como nosso único Senhor e Salvador, e na Bíblia como regra de fé e prática. Não podemos deixar de falar e viver a verdade eterna, expressa nas Escrituras Sagradas, pois só ela tira o homem do engano. Jesus afirmou: "Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus" (Mateus 22:29).
As Escrituras nos trazem alertas que precisam ser anunciados: "Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e tosdos os mentirosos - o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte" (Apocalipse 21.8), e mais: "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar" (Lucas 21.33).

Extraído do Jornal Batista de 13/07/08, sob o título original de "Eternas verdades para homens passageiros".