Mania de Entender

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Brincadeira de Criança

Quando criança achava muito curiosa a leitura de palavras através do espelho, pois enxergar as letras de forma inversa é uma experiência muito divertida para os pequeninos leitores. Curiosamente, uma nova experiência neste sentido se deu quando ao olhar pelo retrovisor de um carro, pude ler perfeitamente o nome Ambulância. E com a inquietude intelectual de uma criança, me virei e fiquei tremendamente surpreso ao ver que na frente daquele carro a palavra estava escrita ao contrário, conforme eu tinha lido todas aquelas outras no espelho. E foi lembrando destas coisas de criança que resolvi ler o salmo primeiro ao contrário. Não, antes que você me condene, não é magia ou macumba de crente. Simplesmente experimentei lê-lo sobre a ótica inversa e resolvi registrar minhas impressões desta leitura. Assim sendo, quero compartilhar com você esta espiritualmente singela “brincadeira de criança”.

Um forte abraço!!


Salmo 1 (ou 1 omlaS)

Como é infeliz aquele que dá ouvidos aos conselhos das pessoas que têm seus pensamentos guiados pelos modismos e conceitos sociais corrompidos. Pessoas que – influenciada pelos séculos – não conseguem discernir que muito de sua maneira de pensar as levam a tomar atitudes que degradam sua humanidade e restringem sua integridade.
Como é infeliz aqueles que, levados pela mídia ou pelas pressões que a vida impõem, assumem o modo de ser de outras pessoa e reproduzem os mesmos erros e pecados que elas praticam.
Como é infeliz aqueles que conseguem se sentir bem em meio a pessoas que se divertem em apontar os defeitos alheios, envergonhar os seus semelhantes, desconsiderar e debochar dos ensinos divinos uma vez que estes expõem suas limitações e fraquezas.
Ao contrário, a satisfação destes não está na lei do Senhor, mas está em todo ensino que marginaliza a Deus e glorifica o Homem. Em todo o discurso que exalta a fragilidade humana como se ela detivesse o controle e o discernimento sobre todos os fatos da vida.
Na verdade, estas pessoas viverão como uma árvore plantada no deserto, que é reconhecida como infrutífera e imprestável. Secarão diante do sol que queima e também diante das adversidades da vida. Eles não terão frutos, não terão vida, não terão nada em sua essência que satisfaça os famintos e sem esperança ao seu redor. Serão como fontes secas que acumulam poeira e lixo ao longo dos tempos e, por isto, tudo o que fizerem será diretamente influenciado por sua incapacidade e consequentemente não prosperarão.
Por outro lado, não é este o caso dos verdadeiramente livres, dos que conseguem sobrepor a vontade perfeita de Deus aos seus desejos limitados e destrutivos. Antes, porém, estes serão conhecidos por sua resistência às adversidades da vida e vencerão quando seus limites forem expostos face àqueles que não os respeitam ou que não lhes dão o devido crédito.
Saibamos, pois, que o Senhor reprova o caminho dos que se achando sãos, estão doentes; mas a história de vida e a experiência de conversão dos verdadeiramente sãos revelarão um futuro de glória e de honra.

Nenhum comentário: