Mania de Entender

terça-feira, 11 de novembro de 2014

EMANCIPAÇÃO E LIBERTAÇÃO

Quando a igreja "acordou" para as injustiças sociais, ela focou na emancipação. Daí surgiram, por exemplo, cursos para profissionalização dos que não tiveram oportunidades. Estes porém, tendo sido municiados de conhecimento, cresceram e criaram seus próprios negócios contratando e explorando a mão-de-obra menos qualificada, com baixos salários e horas extras não pagas.

Com algumas exceções a igreja forneceu EMANCIPAÇÃO sem ser agente de LIBERTAÇÃO.

Emancipação sem Libertação resulta na manutenção da opressão.

Compartilhando...

"Infelizmente a juventude das igrejas tem se empenhado em promover entretenimento aos sábados ao invés de promover conscientização da necessidade do envolvimento desta força de juventude contra as injustiças sociais nas mais diversas áreas da sociedade" 

Maurício Cunha - Fórum da Conferência Missão na Íntegra
"Alguém já disse que se houvesse perseguição no Brasil a igreja seria melhor, eu prefiro dizer que se a igreja brasileira fosse melhor, haveria perseguição"

Marcelo Gualberto, Conferência Missão na Íntegra

PAI MEU?

"Quando Jesus nos ensinou a orar, ele mostrou os pronomes: Teu, Vosso, Nós, Nosso. Já as nossas orações são MEU, MINHA, EU... Eu não sei com quem a igreja aprendeu a orar" - Ricardo Barbosa - Conferência Missão na Íntegra

ESQUECEU DE ALGUMA COISA?

Gostaria que convidar você a pensar sobre isso. Muitas vezes focamos no urgente e nos esquecemos do importante. Você, assim como eu, tem mil e uma atividades, mas agora por um breve instante pergunte a si mesmo: Eu estou dando a devida atenção à minha família?
Não, não perguntei se você está provendo recursos e atendendo necessidades. Perguntei se você está dando a - t - e - n - ç - ã - o, tempo de qualidade. Já deu um beijo? Um abraço? Riu junto? Tomou café junto? Brincou com o filho? Ouviu com atenção sem se distrair com a TV ou com o celular?
Se não fez, ainda dá tempo!
Cuidado para não conquistar o mundo perdendo sua família. É um preço muito alto.

Grande abraço pra você!


VOCÊ AMA A DEUS?

"O temor do Eterno significa odiar o mal - eu odeio o mal com todas as forças, o orgulho, a arrogância e a conversa venenosa." - Provérbios 8:13
Temer a Deus é odiar o mal e neste particular é permitido ter ódio. Não o ódio pelas pessoas, mas pelos atos maldosos, pelas injustiças e pelos comportamentos perversos que estão presentes na nossa própria vida e na sociedade em que vivemos.
Quem teme a Deus odeia o mal com todas as forças. Força é algo que é percebido quando há uma aplicação (os físicos que o digam). Quem teme a Deus age contra o mal. Quem teme a Deus minimiza a dor dos que sofrem, dá palavras de ânimo aos abatidos e encoraja os desanimados. Quem teme a Deus compartilha recursos, investe em pessoas e em organizações que multiplicam o bem. Quem teme a Deus vigia o próprio orgulho que nos faz, mesmo que em pensamento, criticar os outros e exaltar nossas qualidades. Quem teme a Deus vigia a própria língua e o veneno de muitas conversas.
Você teme a Deus?

Cultura é bom e a gente gosta!

"Os Saltimbancos Trapalhões" na Cidades das Artes


Na última semana tive o privilégio de participar da conferência MISSÃO NA ÍNTEGRA, aqui no Rio de Janeiro. Um dos temas tratava da relação "Evangelho X Solidão" muito bem exposto pelo amigo Pr Ariovaldo Ramos. No entanto, todo o que ouve preciosos ensinamentos tem uma dívida com a reflexão. Tentando assim, amenizar minha dívida ativa, registro aqui uma pequena conclusão a que cheguei sobre a profunda mensagem que ouvi a fim de fazê-lo também um devedor da reflexão.

Quando penso no "Amar ao próximo como a mim mesmo" sempre penso em mim como o ponto de partida, como aquele que deve amar. Mas quando inverto a ordem e me coloco como o próximo, entendo que as pessoas me amarão como a si mesmas quando verem em mim o próximo que revela o amor de Deus a elas em seus sofrimentos.

Transcendência Infrutífera

As teologias das Torres de marfim não concebem a possibilidade de ver seus pés empoeirados e lameados pelas vias sujas por onde caminham os mortais.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Origem do nome Thursday (quinta-feira em inglês)

Entre leituras e navegações virtuais, não é incomum nos depararmos com fatos curiosos. Não estava a procura deste fato, mas me chamaram a atenção alguns artigos sobre mitologia nórdica. Assim sendo, acabei por me deparar com uma figura muito divulgada pela Marvel Comics e seus vingadores e, uma vez estudante da língua inglesa, fui surpreendido pelo fato de que o nome Thursday (quinta-feira) na realidade é uma adaptação no Dia de Thor, conforme segue:

"O nome de Thor é a origem do dia da semana Thursday (Quinta-feira). Ao empregar uma prática conhecida como Interpretatio germanica durante o período do Império Romano, os povos germânicos adotaram o calendário romano semanal e substituíram os nomes dos deuses romanos pelas suas próprias divindades. O latin dies Iovis (dia de Júpiter) foi convertido para o proto-germânico *Þonares dagaz (Thor's day ou dia de Thor), do qual deriva o inglês moderno "Thursday". 

fonte: wikipedia

Cabe lembrar aqui que o império romano colonizou terras batizadas como LONDINIUM, atualmente conhecida como Londres, que enquanto terras posteriormente inglesas, foram a semente germinadora do povo americano.

Talvez você esteja pensando: E o que me interessa saber disso?
Bem, sou solidário a sua causa, mas um pouquinho de cultura geral é sempre bom, não acha?

Quem sabe algum dia você ganhe 1 milhão de reais respondendo a uma pergunta destas em um programa de TV? - rsrssrs

Brincadeiras a parte, sou intelectualmente curioso e gosto de compartilhar meu achados "curiosi-lógicos".

Abração



terça-feira, 18 de março de 2014

Registrando a homenagem!!

Em outubro de 2013, publiquei no facebook uma homenagem aos meus filhos no dia das crianças. Como por lá, os textos "somem" muito rapidamente, decidi registrar aqui como forma de manter esta bela lembrança. Segue aqui o texto:

HOMENAGEM:

Meus queridos filhos. Neste dia das crianças que se aproxima quero registrar aqui o meu amor incondicional por vocês! Vocês são presentes que Deus me confiou que eu cuidasse e para que minha vida fosse transformada. Saiba que na verdade vocês é que cuidam de mim, pois a presença de vocês em minha vida me aprofunda no conhecimento do amor de pai e no amor do Pai por cada um de nós. Vocês me ajudam a deixar o egoísmo de lado, pois me ensinam a abrir mão com alegria. Vocês me ensinam que amor não é um sentimento, mas uma decisão que é tomada a cada minuto em que vejo seus pequenos sorrisos.

Ana Joy e Asaph.
Alegria que vem da Graça de Deus e Aquele que une.

Dois nomes, dois significados perfeitos e verdadeiros. Joy é graciosa, é alegre, é viva e surpreendente. Ela foi a primeira a trazer uma nova alegria a um casal que tanto a esperou. Asaph é dinâmico, é vigoroso e de percepção aguçada. Sua presença reuniu e uniu os seus pais em um fortalecimento dos laços feitos por Deus.

Sinto-me honrado. Não sou digno desta alegria, mas recebo-a de coração.

Amo vocês! Feliz dia das crianças!


p.s. Espero que se alegrem quando ler isso pra vocês (em suas linguagens, é claro -rsrsr)

Eletrocardiograma Espiritual

"É do coração que vomitamos maus pensamentos, assassinato, adultério, imoralidade, roubo, mentira e calúnia. É isso que contamina" - Mateus 15:19

Não há como ter vida comprometida com Deus desprezando esta verdade anunciada por Jesus. O coração e a mente são campos disputados a ferro e fogo pelo nosso eu e pelo diabo. Com muita frequência esquecemos que quem deve enchê-lo é o Espírito Santo. 

Segundo as Escrituras, o pecado começa no coração e na mente. Precisamos deixar Deus purificar nosso interior porque a sujeira que insiste em permanecer ali atrapalha nossa vida com Deus. Ninguém que queira viver uma vida séria com o Pai pode desprezar isso. Precisamos levar a sério a vida de oração e leitura da Bíblia, pois frequentemente nosso interior é invadido por elementos que giram ao nosso redor através da mídia em geral e de muitas companhias em particular. A televisão, por exemplo, arremessa em nosso interior o desejo por consumir, por ter status, por fazer sexo ilícito, por vestir-se indecorosamente, por ser vingativo, etc. Muitas músicas e livros cantam em verso e prosa valores que não edificam. Muitos conselhos que nos são dados possuem aparência de sabedoria, mas são destrutivos. Muitas amizades são desencaminhadoras.

Quem consome "lixo" vomita pecado!


É tempo de vida séria com Deus. Não vamos experimentar transformação de verdade sem santificação. Não aceite ter uma vida cristã morta e apática. Não aceite ser um cristão que não frutifica. Não aceite passar a vida em uma igreja acreditando ser cristão. É chegado o tempo de avivamento na tua vida!

Dica de Leitura: O Perfil do Pregador

Este é um maravilhoso livro para aqueles que anunciam as mensagens de Deus para os nossos dias: 

"O Perfil do Pregador" de John Stott.


A sociedade avança pelo novo século. Entramos em um período de extrema valorização da informação, da supressão das individualidade e entronização do que é economicamente viável e lucrativo. As massas cedem ao consumismo de bens cada vez mais vazios de conteúdo, entramos na era da embalagem.

Neste período de caos espiritual várias perguntas trazem a tona uma realidade de dúvidas e ansiosa por ações práticas. Qual será o papel da igreja no século XXI? O que pastores, obreiros, missionários e pregadores do Evangelho deverão fazer para comunicar a Palavra de Deus de forma mais eficaz neste século?

O Perfil do Pregador é um texto indispensável para você que pensa sobre estas questões e busca a direção de Deus para o futuro.
(comentários da capa)

Para adquirir este livro, visite www.vidanova.com.br