
Mania de Entender
quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
Retrospectiva 2009

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
O Sentido
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Esperança!!
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Médicos doentes
"A Polícia Civil de Sergipe investiga uma médica acusada de ter ofendido com palavras racistas um funcionário da empresa aérea Gol, no Aeroporto Santa Maria, em Aracaju. Em um vídeo feito por celular e divulgado pela internet, Ana Flávia Pinto Silva aparece chamando Diego José Gonzaga de 'nego', 'morto de fome' e 'analfabeto', além de humilhar outros funcionários da companhia aérea por ter chegado atrasada para o check-in de um voo para a Argentina, onde passaria lua-de-mel."quinta-feira, 29 de outubro de 2009
O grito suave de Deus
Certa vez, em visita ao então Papa Paulo VI, Dom Helder o percebeu preocupado e pode ouvir o motivo de sua inquietação. Paulo VI lhe falava sobre sua preocupação com a crescente secularização européia e não sabia se era possível reevangelizar a Europa. E foi diante de uma pergunta sobre o que fazer para mudar este quadro que Dom Helder Câmara respondeu:sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Chefe é Chefe!!!
No mundo corporativo a existência de chefia é indispensável, porém, muitas vezes não desejável. A responsabilidade de quem chefia aliada a diversas características pessoais, dão a figura do chefe a imagem de alguém que existe para controlar, tirar a liberdade e até muitas vezes oprimir. sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Desesperados pela vida
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
JB2009 News
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Juventude Brasileira 2009 - Primeiro Dia

O povo brasileiro é um povo muito alegre. Música e dança são apenas algumas das muitas marcas que caracterizam com tamanha força essa nossa cultura, mas certamente a obstinação é uma das características principais. Em meio à problemas, crises financeiras e políticas, o brasileiro costuma reagir com bom humor e seguir em frente mesmo quando não sabe o que vem pela frente. Problemas... Sim, são muitos. Mas como já dizia a propaganda "Sou brasileiro e não desisto nunca!". E é exatamente valorizando aquilo que este povo tem de melhor que os jovens e adolescentes da Igreja Batista Betel em Pilar (Duque de Caxias - RJ) deram início -nesta quarta-feira (dia 09.09.09) - ao "Juventude Brasileira 2009", com o objetivo de exaltar o nome de Deus repensando a liturgia de nossa terra.
Foram momentos muito especiais na presença de Deus. A abertura contou com as artes cênicas nos lembrando que na caminhada com Deus enfrentamos muitas dificuldades mas que somos fortalecidos quando buscamos força em Jesus Cristo. A luta de box encenada ao som da trilha sonora de Rocky Balboa certamente nos arremeteu a certeza de que "Em Cristo, somos mais do que vencedores!" (com o último round vencido pela juventude - é claro).
Na sequência exaltamos ao Senhor na voz do coral que convidava a congregação ao cantar "Venha cantar com a gente um novo canto brasileiro em louvor e adoração ao Senhor que nos criou brasileiros, eu e você, num só coração, adorando juntos em comunhão: Sou brasileiro!!". Com muito ritmo e dança, louvamos ao pai com alegria e singeleza de coração, colocando no altar o nosso melhor e bendizendo ao Senhor com todo o nosso ser.
Já a leitura Bíblica nos alertava que é tempo de nos aprofundarmos na caminhada cristã e não ficarmos apenas nos fundamentos da fé. Não podemos ficar como bebês que não desejam crescer, mas nos lançarmos de forma saudável na caminhada que conduz a maturidade e ao compromisso com o Pai. E na lembrança que esta caminhada é alegre (porque a alegria no Senhor é a nossa força), é que vislumbramos diversas charges no telão revelando em cada um de nós a criança que muitas vezes é sufocada em meio as lutas e crises existenciais. Sim, sorrir não é pecado e Deus certamente sabe disso!!
E foi também nos momentos do canto congregacional que nossos ritmos marcaram forte presença. Com pandeiro, cavaquinho, triângulo e agogô (dentre outros), entoamos alegres canções tendo plena consciëncia de que o ritmo que toca o coração do Senhor não é aquele feito por um ou outro instumento, mas é o ritmo emanado de todos os corações que são sinceros em sua presença.
Com a ministração do pregador, Pr. Walcyr Gonçalves (Segunda Igreja Presbiteriana de Saracuruna), fomos tocados pelo Espírito Santo que com voz suave sacudiu o nosso interior nos lembrando de que não podemos fazer diferença ao redor enquanto a mente de Cristo não fizer diferença em nós. E foram momentos de grande quebrantamento na presença do Senhor.
Logo após entoamos mais canções na presença do Pai e fomos tremendamente abençoados com as palavras de incentivo e oração da parte do pastor Efraim (pastor da igreja local).
E é isso aí. Pra você que foi, ficam aqui um pouco da lembrança. Pra você que não foi, fica aqui o relato e o convite dizendo que ainda tem muita coisa pela frente. Não desanime por ter perdido o início, mas faça um propósito de estar conosco nos outros dias, afinal: "você é brasileiro e não desiste nunca!".
Grande abraço a todos!!
Pr. Rodrigo Gonçalves
sábado, 8 de agosto de 2009
Me avise!!
- em nome da fé eu estiver me afastando de ti
- eu estiver exercendo domínio ao invés de cuidado
- eu me esquecer de orar por quem me comprometi
- eu cinicamente racionalizar meus erros
- estiver trocando o relacionamento contigo pela religião
- estiver atrás do púlpito, mas à frente do Senhor
- o meu amor for retórico e o meu perdão teórico
- o meditar do meu coração for apenas uma busca intelectual
- eu me esquecer quem eu sou e me achar forte demais
- eu me esquecer de quem tu és e me achar esquecido
- eu amar as coisas e usar as pessoas
- eu me esquecer de tudo isso que escrevi
Senhor, por favor me avise! Seja lá como for, me avise. Não me abandone em minhas próprias mãos, mas sejas tu o braço forte e a mão amiga a me conduzir por caminhos eternos em meu interior oscilante.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Negar-se? Não!
Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. “ – Mateus 16:24Em 1995, após um acirrado concurso, eu adentrei a ExPCex (Escola preparatória de Cadetes do Exército) e venci todos os obstáculos do período que pessoalmente chamo de “pede pra sair”. Não foram dias fáceis, mas pela graça de Deus eu venci e continuava lá. Minha família viajou para Campinas (SP) e participou vibrando de todo o cerimonial de entrada na escola. Com 18 anos e aluno da escola eu já era equiparado a um terceiro sargento e tinha um futuro brilhante pela Academia Militar de Agulhas Negras onde, posteriormente, me tornaria oficial do Exército Brasileiro. Mas foi no primeiro dia de aula que tudo aconteceu. Mal o professor tinha entrado na sala, Deus me fez a seguinte pergunta em espírito: “Eu deixei a minha glória por você, você deixaria tudo isso por mim?”. A princípio pensei que fosse loucura, mas reconheci a voz do Senhor e decidi obedecer. Após conversar com todos os oficiais da Escola – incluindo o coronel responsável por ela – abri mão de tudo, devolvi minhas fardas e retornei ao RJ onde pude ingressar no seminário anos depois e posteriormente ser consagrado ao ministério pastoral.
Ao pensar sobre o texto bíblico acima, lembrei-me desta experiência e também constatei que o termo negar-se não é algo muito bem visto em nossos dias. Vivemos na era do prazer e da felicidade a qualquer preço. As pessoas não vêem com bons olhos o convite de Jesus. Muitas pessoas querem segui-lo, mas pulando esta parte do versículo. E este *hedonismo é uma filosofia que tem dominado e dirigido a vida de muitos cristãos que afirmam seguir a Cristo mas que verdadeiramente não aceitam o caminho da autonegação. São crentes que não abriram mão do eu.
Infelizmente, não é muito difícil nos depararmos com crentes que são crentes enquanto o evangelho não os desafia e enquanto Deus não pede “seu filho Isaque”. São pessoas que louvam a Deus nos cultos, carregam a bíblia igualzinho a qualquer outro, mas que não estão dispostas a entrar na fornalha em nome de Deus como Sadraque, Mesaque e Abdnego. São pessoas que com facilidade negam sua fé para não entrarem na cova dos leões ou para não passarem 40 anos no deserto. Afinal, fornalha, leões e deserto não são figuras muito atraentes, não é?
Mas tente responder as seguintes perguntas:
· Se Deus te pedir o que você mais deseja na vida, você está disposto a abrir mão? Ou você se esconde atrás do termo: “É difícil”?
· Você crê que Deus pode te proibir de fazer algo que você queira muito porque ele sabe que aquilo vai te fazer mal no futuro?
O fato é que, pra muitas pessoas, o mandamento de amar a Deus acima de todas as coisas é apenas uma frase bonita a ser repetida quando necessário.
Neste dia de hoje, quero convidá-lo a renovar seu voto com Deus e decidir ser um crente fiel. Lembre-se que só quem “entrega o seu Isaque” é que experimenta a provisão de Deus, só quem entra na fornalha é que vê o quarto homem, só quem entra na cova dos leões é que vê o livramento de Deus e só quem topa entrar no deserto pode viver as maiores experiências e as maiores grandezas de Deus.
Hoje, agradeço muito ao Senhor pela experiência que tive, pois ele não queria que eu fosse um oficial no exército dos homens, mas um oficial no exército de Deus.
E finalizando, quero deixar a você um outro texto que diz: “Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida” – Apoc 2:10b
Que o Senhor te abençoe e te fortaleça a cada dia mais!
Pr. Rodrigo Gonçalves
* Hedonismo - a tendência a buscar o prazer imediato, individual, como única e possível forma de vida moral, evitando tudo o que possa ser desagradável.
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Na metade do caminho...
O Ritmo era frenético. Afinal, 50 shows pela frente não é pra qualquer um. Muitos ensaios, muito esforço, muitos planos, muito dinheiro pela frente, no entanto, tudo parou na metade do caminho.segunda-feira, 8 de junho de 2009
A oração e os biscoitos
Hoje pela manhã minha filha (dois anos) me pediu biscoitos. Não pensei duas vezes. Estávamos tomando café e dei alguns biscoitinhos pra ela. Agora há pouco esta imagem me veio a mente enquanto pensava sobre oração e pude ver o quanto isto está ligado a relação pai-filho. quinta-feira, 23 de abril de 2009
Dia de São Jorge
Aqui no Rio de Janeiro foi instituído nesta data o feriado estadual denominado `Dia de São Jorge`. Juntamente com um grupo de nossa igreja, tive a oportunidade de sair pelas ruas e divulgar a História deste bravo oficial do exército romano. Curiosamente, percebemos que as pessoas que mais se dizem devotas não conhecem sequer a metade de sua história e recaem no erro mais contraditório possível de adotar Jorge como um santo, a ponto de fazer pedidos para ele, acender velas e etc (lembrando que até a própria igreja católica não o considera como tal desde o concílio Vaticano II em 1969).- Reconheça que Deus o ama. Sim Deus amou tanto você que enviou seu próprio Filho para ser o seu Redentor.
- Reconheça que você é pecador. A Bíblia declara que todos pecaram e por isso não podem desfrutar do amor e da paz de Deus. Mas como resolver o problema do pecado?
- Creia em Jesus como seu Salvador. Ore a Deus confessando os seus pecados e renuncie a todos os pactos feitos anteriormente com ídolos ou guias. Peça a Jesus para entrar em seu coração e purificá-lo de todo pecado. Confie em Jesus, pois Ele o ama e é vitorioso!
Obs: O conteúdo deste folheto foi baseado no livro "São Jorge", da Venerável confraria dos Gloriosos Mártires São Gonçalo Garcia e São Jorge, do Rio de Janeiro.
terça-feira, 21 de abril de 2009
Muito prazer, eu sou Deus!
- Jacques Ellul, Amarchy and Christianity
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Religião sem Graça

segunda-feira, 13 de abril de 2009
O que é que nós fizemos com a Páscoa? (Parte 3 - "Os efeitos do esclarecimento")
Esta notícia me alcançou e transformou minha vida. Hoje sei que a sexta-feira não é santa, mas santo é aquele que sem nenhum pecado se deixou morrer para que nós conhecêssemos a verdadeira vida. Hoje sei que não devemos bater no Judas, mas esmurrar todas as nossas atitudes de desobediência que nos tornam traidores daquele morreu por nós. Hoje sei que coelhos e chocolates são tentativas de tirar o foco do maior evento da História humana: A ressurreição daquele que subiu aos céus, mas que voltará para buscar todos aqueles que não apenas de boca, mas também - na prática de suas atitudes – demonstram que um dia o reconheceram como único e suficiente Senhor e Salvador de suas vidas.Nesta páscoa Jesus te diz: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei, tomai sobre vós o meu julgo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, porque o meu jugo é suave e meu fardo é leve”. Arrependa-se agora de seus pecados, faça uma oração recebendo-o como seu salvador e procure uma igreja evangélica mais perto de sua casa para confirmar sua decisão.“Portanto qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante do meu Pai que estás nos céus, mas qualquer que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante de meu pai que estás nos céus” – Mt 10:32,33Deus te abençoe a cada dia mais!
quinta-feira, 9 de abril de 2009
O que é que nós fizemos com a Páscoa? (Parte 2 - "O entendimento")
O tempo passou e eu cresci. E durante minha juventude eu tive a oportunidade de entender o sentido real de tudo aquilo. Aprendi na Bíblia (livro de Êxodo) que a Páscoa representava a libertação de um povo que há muitos séculos atrás tinha vivido 400 anos como escravos dos egípcios. Aí, Deus me mostrou na sua Palavra que ainda hoje as muitas pessoas tem sido escravas de coisas que são piores que àqueles egípcios porque se fazem passar por inofensivas: cigarro, bebidas, drogas, orgulho, mentiras, golpes, sexo livre, etc (Livro de Romanos, capítulo 3, versículo 23).Ouvi, também, que aquele povo foi liberto por causa da interferência de Deus que não gostava de vê-los sofrer e agiu trazendo libertação e alívio para todos aqueles que creram em sua palavra e seguiram sua orientação passando sangue de cordeiro em suas portas; evitando que o anjo da morte entrasse em suas casas (como entrou na casa dos egípcios). Então, pude entender que o mesmo Deus que se preocupou com os homens no passado, ainda hoje se preocupa conosco, pois, li na Bíblia Sagrada que ele também resolveu interferir em nossa história e enviou seu filho como um cordeiro para ser morto em uma cruz e me dar a libertação de tudo aquilo que me escravizava, que me condenava à morte e a uma vida eterna de sofrimentos: os meus pecados (Evangelho de João, capítulo 3, versículo 16).
Aprendi, ainda, que só não morreram naquela ocasião, as pessoas que tiveram fé e acreditaram que o sangue do cordeiro iria marcar a diferença entre aqueles que seguiam a Deus e os que não seguiam e assim, dar uma nova vida a todos os que tomaram a atitude de declarar com o seu gesto que criam nas palavras de Deus. Li na Bíblia que o “sangue de Cristo nos purifica de todo o pecado” e segui, então, o mesmo caminho daquele povo. Depositei minha fé no sacrifício do cordeiro e fui “marcado” com o sangue que não só trouxe o perdão de meus pecados, mas também me libertou da condenação de viver longe de Deus, sofrendo desde agora e para sempre. Este cordeiro, não ficou morto, mas ressuscitou. Sua vitória sobre a morte foi testemunhada por muitas pessoas que, impactadas pelo que presenciaram, obedeceram à ordem de Jesus e foram capazes de levar esta mensagem a todo o mundo mesmo sendo oferecidos como comida aos leões no Coliseu de Roma, mesmo sendo usados por Nero como tochas humanas, ou mesmo sendo excomungados como foi Martinho Lutero em 1517.
terça-feira, 7 de abril de 2009
O que é que nós fizemos com a Páscoa? (Parte 1 - "A Confusão")
Quando eu era criança, me ensinaram que a sexta-feira que antecedia a páscoa era santa. Havia naquela época algumas regrinhas que procurávamos seguir para não ofender a Deus que devia estar triste com o que os Homens fizeram com Jesus. Aí, eu não podia brincar de nenhum jogo com meus amiguinhos porque os soldados romanos tinham feito um jogo valendo a capa de Jesus. Não podia comer carne vermelha por causa do sangue de Jesus que foi derramado na cruz - e só depois é que eu fui entender porque costumava ver tanta alegria no rosto dos que vendiam peixe. Depois que passava a sexta-feira chegava um dia que eu achava muito legal porque me disseram que neste dia eu poderia sair pela rua batendo no infeliz que traiu Jesus e que me fez passar um dia inteiro sem jogar bola de gude com meus coleguinhas. Aí nós saíamos com pedaços de pau e sentávamos o sarrafo em todos os bonecos que estavam nos postes e eu ficava curioso em saber como que um homem com o nome de Judas tinha tantos apelidos (nome de políticos, artistas, etc.). Passado o sábado de muita diversão, chegava então o domingo de páscoa. Este dia eu também gostava bastante porque eu ganhava um monte de chocolates e coelhinhos, mas não entendia o que isto tinha a ver com o Jesus que morreu na sexta-feira e com o homem que apanhou no sábado. Ao perguntar sobre o domingo, algumas vezes ouvia a palavra ressurreição que não fazia quase nenhum sentido pra mim assim como para os adultos que tentavam me explicar.quinta-feira, 26 de março de 2009
Jesus Online
Sim, o evangelho é universal!
Um grande abraço a todos e lembre-se: Jesus está sempre online!!!
Jesus não tem um MSN... Mas ele está on-line todo o tempo...
Ele é quem você precisa procurar, e conversar...
É tão fácil conversar com Ele...
Pq você é muito especial...
*Se Deus tivesse um porta-retratos, sua foto estaria nele...
*Se Deus tivesse uma carteira levaria sua foto nela...
*Ele te manda flores em toda a Primavera...
*Ele te manda o nascer do sol a cada manhã...
*A qualquer momento que você quiser conversar, Ele te escuta...
*Ele pode morar em qualquer lugar do Universo, mas escolheu seu coração...
*É isso, Ele é louco por você...
*Deus não prometeu dias sem dor, risos sem sofrimento, sol sem chuva...
Mas prometeu força para o dia, conforto para as lágrimas e luz para o caminho...
terça-feira, 17 de março de 2009
O que é igreja?
É interessante como, em pleno ano de 2009, muita gente não sabe o que é igreja. E, diga-se de passagem, muita gente que faz parte dela. Digo isso porque no dia a dia a gente ouve muitos comentários interessantes por parte daqueles que a compõe. Muitos, por exemplo, acham que a igreja existe para criar entretenimentos. Daí dizem: nossa igreja podia ter mais passeios, mais festas etc. Outros, acham que a igreja existe pra trazer mais ocupação à pessoas que, em nossos dias, já são muito ocupadas. Daí dizem: nossa igreja podia fazer mais eventos, congressos, etc. Existem até alguns que a confundem com programa de auditório e dizem: “nossa igreja está muito desanimada”. E pensando em termo de exemplos, eu poderia dar muitos outros, mas acho que estes já bastam pra gente refletir sobre a pergunta inicial: O que é igreja?Bem, a resposta mais objetiva para esta pergunta é que igreja é gente. Gente que, pela fé em Cristo, é resgatada, reunida e edificada. Gente que é transformada e que por isso é transformadora. E porque igreja é gente, ela se reúne em qualquer lugar. Em templos, em casas, clubes, cinemas, praças, lanchonetes, cavernas (dependendo da região), guetos, etc.
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
Quem é Deus: criador ou criatura?
A Revista Veja, de 11 de fevereiro de 2009, celebrando os duzentos anos do nascimento de Charles Darwin, publicou uma matéria insolente atacando a fé cristã. O livro de Darwin, Origens das Espécies, publicado em Londres, em 1859, falando sobre a geração espontânea e a evolução das espécies tornou-se uma crença generalizada, especialmente em alguns redutos acadêmicos. O núcleo central da teoria de Darwin é que o mundo e o homem tiveram uma origem naturalista. Até então, cria-se que Deus havia criado o homem; agora, crê-se que o mundo pariu a si mesmo e o homem é fruto de um processo evolutivo de milhões e milhões de anos. Na teoria de Darwin, Deus não existe. Ele é apenas uma criação do homem em vez do homem ser criação de Deus. Em favor da verdade, nós precisamos reafirmar que não há contradição entre a ciência e a fé cristã. A ciência corretamente interpretada jamais entrará em contradição com a Palavra de Deus, pois ambas têm o mesmo autor. Precisamos de igual forma ressaltar, que a evolução não é uma ciência, mas uma teoria. Falta à evolução a evidência das provas. O próprio livro de Darwin tem nada menos que oitocentos verbos no futuro do subjuntivo: "Suponhamos". A evolução não passa de uma suposição e absolutamente improvável. A fé cristã por sua vez não é uma crença vazia, desprovida de inteligência. Nossa fé está ancorada em fatos incontroversos. A fé é a certeza de coisas e a convicção de fatos. O Deus revelado na criação, nas Escrituras e em Cristo é o criador do universo e não uma criatura do homem. Chamamos sua atenção para três fatos importantes:sábado, 21 de fevereiro de 2009
Mangueira: Evangélicos x carnaval
No dia de hoje recebi um email contendo um trecho da entrevista que Dona Zica da mangueira (in memorian) forneceu ao programa Roda Viva da Tv cultura de São Paulo. Trata-se de uma entrevista antiga, mas como só agora tive acesso e estamos justamente vivendo este período nacionalmente conhecido como carnaval, resolvi postar aqui para conhecimento e reflexão.No final da postagem deixo os respectivos links caso alguém deseje ler direto nas fontes.
Grande abraço a todos!!
Dona Zica: Mas agora estamos procurando isso, mas por incrível que pareça, também teve essa religião agora que eles arrumaram, a Bíblia, tirou muita gente. A Mangueira está com fantasias para dar, para vestir a comunidade e não tem [pessoas].
Jorge Escosteguy: Por que, Dona Zica? A religião não está permitindo? Esses pastores....
Dona Zica: É, viraram tudo bíblia, as moças, viraram bíblia os rapazes, estão tudo na...
Osvaldo Martins: Quantas igrejas dessa tem no morro da Mangueira?
Dona Zica: No morro da Mangueira a maior parte toda é da religião.
Osvaldo Martins: São quantas igrejas mais ou menos?
Dona Zica: Lá no morro da Mangueira tem três, mas eles não saem dali da Mangueira. Vão para outros lugares onde tem.
Osvaldo Martins: Vê o estrago que isso aí causa no samba, o grande mestre-sala da Mangueira, o Lilico, foi acobertado por uma igreja dessas, abandonou o samba e renega o samba, diz que é coisa do diabo.
Dona Zica: Minha neta foi da bateria desde os oito anos, foi da bateria, depois passou a ser mestre-sala, abandonou, porque virou... largou tudo, porque ela virou aí da seita, né.
Jorge Escosteguy: Mas o pessoal da escola não tentou conversar um pouco com essas igrejas?
Dona Zica: Não, depois que eles encasquetam aquilo na idéia, não adianta.
Osvaldo Martins: Em defesa do samba tem que fazer movimento contra essas igrejas, elas vão acabar com o samba. Vão mesmo, falando sério, hein, falando sério!
Dona Zica: Vão acabar, vão sim, para um ano, é capaz de quase não ter.
Jorge Escosteguy: Pelo que a senhora disse, hoje, na Mangueira sobram fantasias e não há pessoal pra desfilar, da comunidade?
Dona Zica: É, para desfilar, da comunidade. Porque todas as meninas moças, não é só velho não, é moças mesmo, viram bíblia e não querem mais saber da escola.
Jorge Escosteguy: Como é que a escola tem tentado reagir a isso?
Dona Zica: A escola tem tentado porque a gente até é obrigado até a sair com gente de fora, dos estados, porque da comunidade não tem. E têm aqueles ainda que não são mangueirenses, mas temos muitas escolas que estão divididas, Portela, Salgueiro, quer dizer, Mangueira, aquela que a Mangueira contava é difícil..
Jorge Escosteguy: É obrigado a buscar pessoal de fora para desfilar pela escola?
Dona Zica: Às vezes, eles falam: “Ah, mas está saindo só o pessoal de fora”, é porque não tem, o carioca não quer. Então nós somos obrigados... Na minha casa tem três alas: tem a ala da minha filha, do meu filho e da minha neta. É quase cheio de pessoas de fora. São Paulo, principalmente, sai quase São Paulo todo, de todo o estado de São Paulo.
Jorge Escosteguy: Parece que, segundo o Osvaldo, este ano, foram quantos anos ônibus, aviões, você disse, para desfilar na Mangueira, de São Paulo?
Osvaldo Martins: Só o projeto da ZMM [agência de marketing e promoções] com a Mangueira, que é a torcida “Verde-rosa”, 50 ônibus e dois aviões.
Jorge Escosteguy: Que foram para o Rio de Janeiro?
Osvaldo Martins: Exato. Mas não vão todos desfilar.
Dona Zica: Vão pro Rio de Janeiro para desfilar. [fala ao mesmo tempo que Osvaldo Martins]
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
Confusão

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Fides quaerens intellectum (fé que busca entender)
Muita gente separa a razão da fé. E, diga-se de passagem, muita gente boa. Particularmente não vejo separação (e você tem todo o direito de discordar de mim). Pelo contrário, a vejo como uma espécie de ampliação da razão. Um redimencionamento da razão que potencializa nossa capacidade de lidar com a dimensão metafísica da realidade e até enxergar os indícios físicos destas mesmas categorias. E antes que eu seja lançado na fogueira, adianto-me em dizer que entendo a razão como dádiva divina, o que descaracteriza a fé como mero sistema racional-ritualístico. Ao meu ver a fé, ao contrário do que muitos pensam, possui características extremamente racionais. Não falo aqui da fé cega oriunda de psicopatolgias, mas da fé cujos fundamentos são passíveis de assimilação ainda que isso seja um paradoxo. E, assim sendo, eu decido conhecer os fundamentos da minha fé, decido crer baseado nestes fundamentos e decido agir conforme o que aprendi e decidi crer. No entanto, preciso admitir: as consequências da fé nem sempre são lógicas e - neste sentido - não têm nada a ver com a razão, mas são sinais extremamente confiáveis e ratificadores na vida do que crê. Por isto a fé é a certeza de coisas que se esperam e a prova daquilo que não se vê.
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Pequenas ausências diárias
Já há algum tempo não apareço por aqui. Sei que isto é um "pecado sem perdão" para quem mantém um blog. Afinal, conteúdo atualizado e relevante é o combustível que move o interesse e a visitação por parte dos pacientes amigos que bondosamente se achegam à blogosfera. No entanto, existem determinadas épocas que - sei lá - parece que você não tem tempo de ser você, de viver você e de tão pouco compartilhar você (será que vivo sozinho este tipo de realidade?). E foi pensando em tudo isso que resolvi registrar aqui um pequeno texto bem sugestivo que colhi no site da Igreja Batista da Água Branca. Trata-se de de uma pequena reflexão sobre a palavra Arrependimento. Segue abaixo esta pequena preciosidade para nossa apreciação:


